domingo, 16 de julho de 2023

Missão Sino-Brasileira que Trata de Mecanização Agrícola Para o RN, Visita Estruturas da COOPAPI.













































Nesta Sexta-feira, 14, às 9h,  o grupo que compõe a Missão Sino-brasileira foi recebida na COOPAPI para apresentações  das estruturas produtivas da cooperativa, um dia histórico para a Agricultura Familiar. Pelo acordo firmado com a China, o Rio Grande do Norte vai receber como doação 31 máquinas, de 22 modelos, produzidas por sete fabricantes. Segundo o secretário da SEDRAF Alexandre, as máquinas são do tipo motocultivadores, microtratores, roçadeiras, plantadeiras e semeadeiras. Pela facilidade no manuseio, possibilitam a inserção de mulheres e jovens no manejo da terra, contribuindo para fixar toda a família agricultora no campo.

Como alguns dos agricultores que serão beneficiados pelas maquinas são cooperados da COOPAPI nada mais justo do que mostrar as estruturas produtivas de produção, beneficiamento e industrialização dos produtos nas estruturas da cooperativa.

A caravana visitou a unidade de polpa de frutas, a unidade de produção de barra de cereal a base de castanha, mel e gergelim, a unidade de beneficiamento de castanha e a unidade de beneficiamento de produto de abelhas (entreposto). na rota da caravana ainda foi visitado a produção de arroz vermelho, milho e fruticultura.

A delegação da China foi composta por Yang Minli, presidente do Instituto Internacional de Equipamentos Agrícolas "Cinturão e Rota Inovação e Agricultura Inteligente” e diretora da Faculdade de Engenharia da Universidade Agrícola da China (CAU); Zhang Zhao, professor da CAU; Dou Dong, professora assistente de pesquisa da CAU; Weiyan Zhu, coordenadora da Associação Internacional para a Cooperação Popular – IAPC – BAOBAB Ásia; Luiz Zarref, coordenador da Baobab América Latina; Cecília Santos: Gerente de Projetos da Baobab América Latina; Chen Yihui, intérprete.  E mais: professores Li Ji e Li Zichao (CAU); Paula Veliz (Argentina); Andreia Matheus (Brasil); Lee (China/Brasil) intérprete. (Fonte: http://www.rn.gov.br).

 

Nenhum comentário: