A igualdade entre homens e mulheres está nos princípios do cooperativismo da COOPAPI. O primeiro desses principios é o que rege sobre a adesão livre e voluntária, afirma que a cooperativa é uma organização abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminação de sexo ou gênero, social, racial, política e religiosa.
No que trata sobre a não discriminação de sexo ou gênero, a participação das mulheres na nossa cooperativas vem crescendo ano a ano, e cada vez mais elas assumem funções de comando e destaque no cooperativismo da COOPAPI.
Neste Dia 08 de Março, dia Internacional da Mulher, mais do que nunca, é necessário falarmos sobre o papel das mulheres nas cooperativas de todo o país mais focar totalmente nas mulheres que contribuíram e contribuem até hoje para o cooperativismo justo e solidário da COOPAPI.
Buscando reconhecer as mulheres que constroem o cooperativismo COOPAPI diariamente, selecionamos três mulheres para representar todas que de maneira direta e indireta cooperaram nas lutas sociais e colaboram com o empoderamento feminino na COOPAPI.
Fátima Torres.
Foi uma das Cooperadas Fundadoras da COOPAPI, Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Participou do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional: agricultura e petróleo da Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM/UERN. Possui experiência na área do cooperativismo popular e solidário, associativismo, agricultura familiar, comercialização, agroecologia e economia solidária. Atuando especialmente na gestão de cooperativas singulares, centrais e redes de cooperativas solidárias, na formação de lideranças e elaboração de projetos sociais. Atuou como professora pesquisadora da rede E-tec Brasil através da Escola Agrícola de Jundiaí (UFRN) no curso técnico em cooperativismo. Atualmente, Presidente da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e economia Solidária do Rio Grande do Norte-UNICAFES e Diretora presidenta da Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN-COOAFARN e Gestora da Central de Comercialização da Agricultura Familiar do CECAFES localizada em Natal.
Antônia Zilma da Silva
Filha de Manoel Pedro da Silva e de Benedita Francisca filha, moradora do distrito de Córrego, Apodi/RN, é solteira e Agricultora Familiar.
Obteve incentivo de grupos religiosos de Mossoró e participou ativamente do Grupo de Jovem São Pedro - GRUJOSP.
Em 1991 participou da fundação da AMPC juntamente com um grupo de agricultores e a Comissão Pastoral da Terra, CPT, PT, Igreja Católica na pessoa do Padre Theodoro e o movimento sindical. Participou da fundação da Associação Apodiense de Apicultura ASSAAP, no Sítio Retiro.
formou o Grupo de Mulheres Mãos Talentosasno sítio córrego. exerceu a função de 1ª secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN
participou da fundação da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI exercendo o papel de 1ª secretária no primeiro mandato. Ainda em 2004 foi fundadora do Centro Integrado para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Alto e Médio Oeste – CEDAS e no período de 2009 e 2010 esteve à frente ao CEDAS como diretora institucional. Essas e diversas outras ações foi travada e vencida por essa mulher de garra e empoderamento a qual a COOPAPI se orgulha.
Eutikia Morais
Vice presidenta da COOPAPI, Técnica Agrícola formada pela escola agrícola de Jundiaí, bolsista em extensão Rural pela EMATER, graduanda do curso de Agronomia na UFERSA, mulher de luta nas bases de sua comunidade no distrito de Córrego desde associação, grupo de jovens e cooperativa.
O blog da COOPAPI parabeniza a todas as mulheres pelo seu Dia e em especial a todas as mulheres ligadas à cooperativa que hoje foi representada por suas colegas acima. Parabéns a todas as mulheres cooperadas e colaboradoras da COOPAPI. Feliz dia Internacional da Mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário