quinta-feira, 17 de março de 2022

Dia Nacional do Mel 17 Março.




O mel  é um produto produzido pelas abelhas sendo criado a partir do néctar que elas recolhem das flores naturais e processam pelas enzimas digestivas, que são em seguida armazenado em favos nas colmeias. Antigamente, o homem consumia o mel de forma extrativa, geralmente causando danos para as colmeias. Porém, com o passar do tempo, ele aprimorou as suas técnicas, e hoje em dia é possível abrigar abelhas "domesticadas" em colmeias artificiais, podendo assim aumentar a produção do alimento. Ele é considerado o único alimento doce que possui sais minerais e vitaminas que são essenciais para a saúde do ser humano. Suas propriedades medicinais podem também oferecer uma ação antibacteriana. 

O Dia Nacional do Mel é celebrado em 17 de março, em todo o Brasil. A data foi criada com o intuito de lembrar a todos da importância desse precioso alimento, repleto de vitaminas e sais minerais, produzido pelas abelhas a partir da colheita do néctar das flores. Essa extração está intimamente ligada ao processo de polinização de vários espécimes vegetais, entre eles as frutas, legumes e verduras. É através do processo de polinização que as flores são fecundadas, dando início ao desenvolvimento de frutos e sementes.

Se você gosta de abobrinha, melancia ou frutas deve agradecer as abelhas, pois se não as houvessem - os principais agentes polinizadores em ação na natureza- muitos legumes e frutas seriam bem diferentes das que estamos acostumados a encontrar hoje em dia, e as espécies vegetais seriam drasticamente reduzidas. no entanto, as abelhas tem perdido espaço nos dias de hoje, e algumas pesquisas sugerem que algumas espécies estão diminuindo ou mesmo desaparecendo em algumas regiões do planeta, devido à ação do homem ou mesmo da natureza: poluição, ocupação intensiva das terras, uso de defensivos agrícolas, e fenômenos como l El Niño. Isso acaba colocando em risco todo o bioma, afetando a ação das abelhas e assim causando uma escassez de mel em todo o planeta.

Consuma Mel, busque na COOPAPI.

Fonte consultada: www.calendariobr.com.br

 



Nenhum comentário: