quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Conquistamos um feliz natal

Prezad@s Coordenadoras, Formador@s, Educador@s, Parceir@s, Apoiador@s e Educand@s,

Cristãos ou não, temos no Natal uma oportunidade ímpar para celebrar o nascimento da Boa-Nova, especialmente, nós, os que crêem e se dedicam para que a Boa-Nova seja para todos, para todas e para cada um(a).

É esse Espírito insistente e persistente, essa chama inapagável e inconfundível que nos move, pelos campos, pelas águas e florestas, pelo sertão e o pantanal, pelas veredas e faxinais, pelo cerrado, a mata atlântica e a caatinga... Um espírito altivo, esperançoso e convicto de que A VIDA NASCEU PARA TOD@S e que A EDUCAÇÃO É UM DIREITO SUBJETIVO E INALIENÁVEL.

O ProJovem Campo é o nosso recém-nascido menino, que requer cuidado, dedicação, carinho e investimento.  Um menino que, às vezes, nos acorda à noite para velar o seu sono ou atender o seu choro... Em algumas famílias da Educação do Campo é um menino que já começa dar os primeiros passos. Noutras, um recém-nascido e, noutras ainda, um parto em processo.
O fato comum a toda Educação do Campo é que ele é uma realidade esperada por muit@s, com ansiedade e expectativa.

À SECAD/MEC cabe agradecer imensamente o empenho e a dedicação de tod@s que têm protagonizado essa gestação, maternidade e paternidade coletiva. Muitas vezes, falhamos - nos desculpem.Muitas vezes fomos firmes e rigorosos na cobrança - nos compreendam. E tenham a certeza que, para nós, Natal é tempo de reacender a certeza de que Educação se faz assim, respeitando o máximo e exigindo o máximo, como um gesto amoroso, onde não se perca a ternura, nem se dispense o necessário rigor e a necessária disciplina.

Muito Obrigado!

Estendam às coordenações de turma, às equipe de educador@s e às(aos) educandos e suas famílias os nossos votos de Feliz Natal e um ano novo de muitas realizações e conquistas para que esse menino cresça em idade, sabedoria e graça.

Abraços.

Eduardo Gois (Ministério de Educação e Cultura - MEC)

Nenhum comentário: