terça-feira, 4 de outubro de 2011

Unicafes quer ampliar parceiras com MDA


Na tarde desta segunda-feira (3), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, recebeu a nova diretoria da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) em Brasília (DF). Na pauta, a apresentação das diretrizes da Unicafes para o período 2011-2013 e a ideia de fortalecer parcerias com o MDA para Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e para apoio à comercialização dos produtos da agricultura familiar.

Florence destacou a importância da organização dos agricultores familiares em organizações como a Unicafes. “Estamos construindo no Brasil um novo modelo de desenvolvimento para o país e este modelo passa pelo fortalecimento da economia solidária, do cooperativismo na agricultura familiar", disse. “Dentro do Plano Brasil Sem Miséria, estamos articulando a produção, garantido o acesso a sementes e a crédito, a assistência técnica e a mecanismos de comercialização. Em todos este momentos, a participação da sociedade civil organizada é importante”, conclui o ministro do Desenvolvimento Agrário.

O presidente da Unicafes, Luiz Possamai, disse ser fundamental fortalecer a relação entre a instituição e o MDA. “Sabemos que o desenvolvimento do cooperativismo e da economia solidária dentro da agricultura familiar fortalece não só os agricultores mas toda a cadeia, passando pela ATER, pela comercialização e pela garantia de qualidade dos produtos.”

Possamai apontou a importância de programas de garantia de comercialização para os agricultores familiares. “Ações como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) são importantes pois garantem tranquilidade para os agricultores e queremos ser parceiros do MDA na implantação destas e de outras ações que garantam mercado para os produtores.”

Também participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA, Jerônimo Rodrigues, o Tesoureiro da entidades, Silvio Monteiro, o Secretário-geral, Valons Mota, o Assessor Institucional, Alcidir Zanco, o Presidente da Unicafes Santa Catarina, Genes Rosa e o Assessor da Cenater, Lindomar Shimith.

Fonte: MDA

Nenhum comentário: