domingo, 4 de fevereiro de 2018

Grupo de jovens do Córrego comemora 34 anos de história

O Grupo de Jovens do Córrego São Pedro - GRUJOSP, foi fundado em 02 de fevereiro de 1984 por 12 componentes. Na ata de fundação do grupo consta o seguinte texto: "Idalcí que em conversa com 04 moças que era de Fortaleza, disseram a ela, que era do grupo de jovens, que eram muito importante um na comunidade. Idalci e Elisomar chegando à capela que vinha da casa de Francisco Vieira de Souza, em procissão do Santo Antonio que foi doado as Capela, por família Galdino, convidaram pessoas para um grupo de jovens. No outro dia Elizomar fala com o Padre Theodoro que tinha feito um levantamento de 12 pessoas para um grupo de jovens, o padre disse que ótima ideia a comunidade precisa". 

O GRUJOSP possui em média 20 componentes ativos e reuni-se semanalmente no centro comunitário do Distrito de Córrego. Mas já passaram pelos quadros do grupo 216 pessoas, onde 116 são mulheres e 100 homens.

Quem passou pelo grupo teve a oportunidade de aprender a conviver coletivamente sobre os mais diversos temas que da juventude: religião, cultura, modo de vida, entre outros, o que de alguma forma serviu para formar a sua identidade. 

Ao longo da história 118 pessoas que passaram pelo grupo hoje estão casadas, 90 solteiras, 2 viúvas e 06 são falecidas. 89 componentes foram morar em outras comunidades, mas 101 permanecem na região onde nasceram. 

O grupo também foi embrionário na luta social, pois 54 desses ex componentes também se associaram na Associação de Mini Produtores de Córrego - AMPC e 31 na Cooperativa Potiguar de Apicultura - COOPAPI. Um fato interessante: todos os diretores atuais da COOPAPI hoje são formados por ex componentes do GRUJOSP. Isso mostra a importância social que esse grupo tem na história do movimento social do município. 

Hoje, o grupo comemora 34 anos de existência e vem agradecer a Deus por todas as bênçãos alcançadas pelo grupo e pelos componentes ao longo de nossa história.
Abaixo algumas fotos que retratam um pouco dessa história
Construção do centro comunitário (1984)
GRUJOSP na Capela de São Pedro
Grupo na casamento de Antonio de Joca e Graça (ex componentes) 1987
GRUJOSP em 2013
GRUJOSP em 2013
GRUJOSP em 2017

Nenhum comentário: