quarta-feira, 14 de março de 2018

COOPAPI tem participação ativa nos conselhos de Apodi e região.

A participação em órgãos de controle social, como conselhos por exemplo caracteriza-se como relevante mecanismo de colaboração com uma sociedade melhor, compreendendo isso a COOPAPI prima por uma participação efetiva nesses espaços, nesse intento a COOPAPI participou no último dia 12/03/2018 da reunião ordinária do Conselho de Alimentação Escolar de Apodi, o referido conselho tem a seguinte missão. 

“ Embora pouca gente tenha ouvido falar dele, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) existe desde 2000 para fiscalizar os recursos federais destinados à merenda escolar e garantir as boas práticas sanitárias e de higiene dos alimentos nas instituições de ensino. 

Instituído por medida provisória, posteriormente ele passou a ser previsto pela lei nº 11.947/2009, que regulamenta a Alimentação Escolar. Sua criação está relacionada à descentralização dos repasses do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério de Educação (MEC), que passaram a ser feitos diretamente aos municípios e estados sem a necessidade da realização de convênios e acordos similares, visando dar maior agilidade ao processo. 

Composto de representantes da sociedade civil, de trabalhadores da Educação, de pais e de alunos, cabe ao órgão analisar uma série de ações, que incluem desde a produção dos alimentos até a prestação de contas dos gastos relacionados ao assunto. Também é tarefa do CAE emitir um parecer anual sobre o uso desses recursos pela rede de ensino - trabalho que exige precisão, já que é com base nesse relatório que será determinada a continuidade ou a interrupção dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar”. Pesquisado em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/349/conselho-de-alimentacao-escolar-cae, acesso em 14/03/2018. 

O blog indagou o presidente Marto Souza sobre a participação da COOPAPI em alguns conselhos do município de Apodi, “ considero a participação nesses espaços como uma ação muito importante da COOPAPI, que perpassa a função da comercialização, cumprindo com a importante missão da cooperativa que vai além de comercializar ” destacou o presidente. 

Desse modo, a COOPAPI segue sua missão enquanto instituição, qual seja, realizar a agregação de valor e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar de Apodi e região e colaborar com propostas e reflexões acerca de outros temas que dialoguem com o bem-estar da sociedade.




Nenhum comentário: