Os Cooperados da COOPAPI, Thiago Azevedo, Isaac Wallacy, Tasyely Freire e Álvaro Kalleb Juntamente com o coordenador do projeto Damião, Participaram do I intercâmbio de experiência em Apicultura ocorrido no período dos dias 16 a 20 de outubro de 2023, em Bocaiúva/MG. O evento trouxe a troca de experiência sobre a cadeia da Apicultura no brasil e nas regiões de Mina Gerais e de Apodi que se encontra as duas cooperativas beneficiadas pelo projeto da Fundação Collibri (COOPAMAPI e COOPAPI).
O intercâmbio foi um resultado do projeto da FUNDAÇÃO COLLIBRI que apoia cooperativas da apicultura para inserção de jovens nos espaços de crescimento coletivo.
A programação do intercâmbio foi diversificada e cheio de boas experiências e de oportunidades de aumentar o conhecimento.
De acordo com o depoimento de Thiago Azevedo a valorização da cooperativa no norte de minas gerais funciona com o governo do estado investindo no entreposto de mel, com unidades de extração de mel, e posteriormente extração de cera, com unidade de beneficiamento de pólen e de própolis e exportação de mel de altíssimo valor agregado. Esse valor agregado é possível devido a caracterização do tipo de mel por florada com floradas nobres como: café, Velame, Aroeira e diversas floradas comuns da região, chegando a possuir dez tipos diferentes de mel com floradas especificas e definidas potencializando o preço do kg de mel que pode chegar em torno de 60,00 a 90,00 reais o kg e com esse alto valor agregado a cooperativa e os beneficiários são beneficiados.
Thiago Azevedo Frisou ainda em seu relato que: A cooperativa do Norte de Minas é forte porque ela tem parceria junto com a universidade, pois a mesma conseguiu trazer um curso de apicultura para dentro de suas instalações onde os professores da universidade ministram suas aulas a filho de apicultores da própria cooperativa dentro da cooperativa, inclusive utilizando o laboratório e realizando análises como trabalho do curso onde o resultado das análises serve para a cooperativa potencializar o preço do seu mel caracterizando pelo tipo de florada e pela quantidade de polifenóis e substâncias antioxidantes que são substância capaz de quebrar o radical livre que causa câncer nas pessoas, tonando assim um mel valioso e muito procurando para exportação. Por fim o blog da COOPAPI perguntou aos jovens o que eles sonham depois do intercâmbio e todos afirmaram: "Sonhamos que o entreposto da COOPAPI SIF 262 tenha o mesmo apoio e posteriormente o mesmo sucesso".
Após a entrevista dessa reportagem ficou claro para nós que o jovens vieram do intercâmbio cheio de sonhos e imediatamente providenciaram o inicio dos trabalhos para realização desse sonhos através de uma tentativa de aprovação de projeto que também foi noticia aqui no blog da COOPAPI. Relembre a reportagem Clicando aqui.
Deixamos aqui os Parabéns para esses Jovens e nosso agradecimentos a COOPAMAPI e a FUNDAÇÃO COLLIBRI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário