sexta-feira, 25 de outubro de 2024

MISSAO Sino-Brasileira China Brasil Confirma Presença na XI FACUC.





O município de Apodi está recebendo a partir desta semana uma delegação internacional de pesquisadores que marca o início dos projetos da Residência Tecnológica Mecanização da Agricultura Familiar no Brasil.

Três estudantes de outros países estão morando em Apodi como parte da Residência Tecnológica, são eles: Ni Xindong, da China; Mateen Muhammad, da Tailândia; e Tola Abraham Arebe, da África. O grupo de estudantes irão passar alguns meses na cidade, em uma experiência que envolve não apenas o trabalho acadêmico, mas também a vivência comunitária no município, visitando agricultores que estão utilizando as tecnologias chinesas.

O projeto é fruto da parceria Brasil e China, que aqui no município de Apodi conta com a apoio do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e da Rede Xique Xique. Além de contar com a articulação conjunta do IFRN, UERN; e apoio da UFERSA e do Governo do RN via SEDRAF.

O objetivo central dos projetos é proporcionar o avanço da mecanização em áreas de agricultura familiar, utilizando máquinas que já estão em várias propriedades rurais de Apodi reduzindo o tempo e o esforço necessários para as atividades agrícolas, trazendo melhorias significativas tanto na produtividade quanto na qualidade de vida dos (as) agricultores (as).

A convite do presidente da COOPAPI Reginaldo Câmara, todos os integrantes da missão confirmaram com muita alegria que irão visitar e participar da XI FACUC Feira de Arte e Cultura de Córrego que se realizará de 22 a 24 de novembro no distrito de Córrego Apodi/RN que terá como tema deste ano: "Agricultura, cultura e Empreendedorismo sustentável: desafios e perspectivas na atualidade".

Nenhum comentário: