quarta-feira, 29 de abril de 2009

[leia] A EMPARN realiza projeto nas águas da Barragem de Santa Cruz

Associados retirando a produção de Tilápias.

Tilápias prontas para serem tratadas e comercializadas.


Desde 2005 a EMPARN faz o acompanhamento técnico da AQUAPO (Associação dos Aquicultores de Apodi). Isso é faz parte de um projeto idealizado pela EMPARN para incentivar e capacitar pescadores para a criação e produção de peixes em gaiolas nas águas da Barragem de Santa Cruz.
A primeira fase do projeto, que durou até 2007, foi fase de implantação e capacitação. Já a segunda fase, que se inicia agora, consiste em trazer a consolidação do núcleo de piscicultura da barragem de Santa Cruz. A idéia é fazer em sete anos com que a AQUAPO se torne uma unidade modelo para servir de exemplos para outras comunidades e/ou associação e servirá também como uma unidade de treinamento na parte prática para demais associações do Sertão do Apodi que se interessarem.
Esse projeto conta com a parceria importante de alguns órgãos, como: DNOCS, SEBRAE e a Prefeitura Municipal de Apodi que doa toda a infra estrutura e transporte dos pescados. Hoje em dia, a associação possui cerca de setenta e quatro gaiolas para a criação de Tilápias e cerca de vinte e seis associados.
Para a realização do projeto, a equipe técnica se reúne periodicamente e faz o acompanhamento da associação. A equipe é formada pela coordenadora Ana Célia Barbosa e pelos responsáveis pela parte técnica, José Almir Diógenes Paiva, Rafson dos Santos, Ezequias Viana (coordenador da aqüicultura da EMPARN) e pelo o engenheiro Luciano de Oliveira (responsável pela parte do beneficiamento do peixe).

Nenhum comentário: