terça-feira, 11 de agosto de 2009

Intercâmbio sobre o Algodão Agroecologico

A COOPAPI está em parceria com o Projeto Dom Helder, no Projeto Algodão Agroecologico, onde irá apoiar o projeto na comercialização. Diante, dessa parceria a COOPAPI participou de um intercâmbio nos dias 05 a 07 de Agosto em Campina Grande sobre o Consórcio de Algodão Agroecologico, onde a Vice-presidente Antonia Zilma representou a COOPAPI, no evento que também foi para avaliar o primeiro ano do projeto.

Agricultores e Técnicos fazendo a avaliação do 1º ano do projeto

Agricultor relatando a sua experiência com o consórcio

Antonia Zilma atenta as informações sobre o consórcio do algodão

Turma do Sertão doApodi, que participaram do intercâmbio
O projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos começou em outubro de 2008, com financiamentos do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), GEF (Fundo das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura).
O objetivo é demonstrar a possibilidade de expandir a cultura de algodão, em consórcio com culturas alimentares, em mais de 100 assentamentos e comunidades do semi-árido nordestino, ao longo de 3 anos:
Com base na agricultura familiar e na Agroecologia.
Melhorando a produção de alimentos como milho e feijão.
Beneficiando o meio ambiente, cuidando do solo, da água e da biodiversidade.
Projeto foi implantado em cinco territórios do sertão nordestino: Sertão dos Inhamuns (CE) e Sertão Central (CE), Sertão do Cariri (PB), do Pajeú (PE) e do Apodi (RN).
Ao todo, nos cinco territórios, 150 famílias estão atualmente cultivando 150 hectares de consórcios. A previsão para a safra 2009 é de 45 toneladas de algodão orgânico em rama, 50 toneladas de milho, 30 toneladas de feijão, 5 toneladas de gergelim.
Em 2010, pretende-se expandir o trabalho para mais 10 comunidades vizinhas no mesmo território. Para tanto, o projeto está formando multiplicadores (agricultores e técnicos) em cada território. A previsão de produção para 2010 é da ordem de 500 toneladas de algodão em rama.
Em 2011, serão mais 10 comunidades por território, perfazendo mais de 100 comunidades no conjunto dos cinco territórios, com o objetivo de produzir cerca de 1000 toneladas de algodão.

Nenhum comentário: