sábado, 8 de maio de 2010

COOPAPI foi Graduada pela UFERSA nesta quinta feira em Mossoró.






Contando com 210 associados, a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI, com sede em Apodi, é uma das três empresas graduadas pela Incubadora do Agronegócio de Mossoró – IAGRAM. A ex-incubada assume o status de empresa ao cumprir os critérios exigidos para a produção, conservação, divulgação e comercialização dos produtos.
Segundo a presidente da COOPAPI, Fátima de Lima Torres, a cooperativa foi fundada em 2004 com a proposta de capacitar os apicultores da região oeste do estado. Inicialmente, o trabalho era voltado para as técnicas de criação de abelhas e o controle da produção do mel.
“Tivemos um excelente resultado no aumento da produção, mas em contrapartida tínhamos problema para a comercialização do mel”, lembra a presidente Fátima Torres. A partir daí, a COOPAPI conhece a IAGRAM e se torna uma empresa incubada. “A grande lição que tivemos foi unir a prática que desenvolvíamos com o conhecimento teórico para enfrentar e acompanhar o mercado”, afirma.
Hoje, a COOPAPI tem em execução um plano de negócio até 2012. Outro resultado foi à criação de um sistema de controle interno de produtos. A cooperativa também adota o rastreamento da produção, possui catálogo dos produtos para divulgação e comercialização, inclusive, para exportação.
A Cooperativa também presta serviço de apoio de gestão e comercialização para outras dez associações da região oeste com uma vasta produção que vai de cosméticos a base de mel, artesanato a base da palha de carnaúba, tilápia, castanha, farinha de fubá, entre outros produtos fabricados na região.
Atualmente, a COOPAPI produz e comercializa mel de qualidade, utilizando a marca Mel Potiguar, em garrafas e saches, beneficiando cerca de 200 famílias de apicultores, com o diferencial de que o mel da Cooperativa é isento de contaminação por agrotóxicos. “É um mel extraído de néctar de flores de mata nativa”, revela Fátima Torres. Outros detalhes sobre o trabalho e os produtos produzidos pela Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis no site: www.coopapi.com.br
Enviada por: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – UFERSA 

Nenhum comentário: