quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Clébson de Lima - BSC COOPAPI


FRANCISCO CLÉBSON RODRIGUES DE LIMA, nasceu no dia 20 de julho de 1981 na cidade de Apodi, RN, segundo filho de um total de 06 filhos da união de Cosme Ferreira de Lima e Maria Jurandir Boágua Rodrigues de Lima. Filho de pequenos agricultores familiares desde pequeno ajudava a família nas tarefas diárias, cuidava dos animais, buscava água e lenha, atividades que exerceu até 20 anos de idade.

Iniciou seus estudos na Escola de 1º e 2º série da sua comunidade São Francisco, Chapada do Apodi, tendo como primeira professora a Senhora Bela de Raimundinho, tendo de caminhar diariamente cerca de 04 quilômetros para estudar. No ano de 1990 por dificuldades financeiras sua família muda-se para a Comunidade de Córrego, onde Clébson mantêm contatos com os colegas que posteriormente seriam parceiros de movimentos sociais.

A partir daí dar continuidade a seus estudos na Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres e em seguida na Escola Isolada Sítio Córrego. Em 1995 inicia a peregrinação ate a cidade de Apodi para continuar estudando, desta vez na Escola Estadual professor Antonio Dantas, onde cursou a 5ª série. O ano era 1997 e a família se muda para a cidade de Serra do Mel, onde Clébson cursa a 5ª e 6ª série na Escola Estadual Padre José de Anchieta, curso feito através do Telecurso 2000. Na Serra do Mel tem contato com o movimento social pela primeira vez, a partir daí seria um intenso caso de amor, esse momento em Serra do Mel se deu por meio do ingresso em um grupo de jovem e o ministério da catequese que foi essencial em seus primeiros passos na militância.

No ano de 1998 retorna a Apodi onde continua seus estudos desta vez, na Escola Municipal Professora Lourdes Mota e passou a conviver com a dificuldade de trabalhar na Agricultura durante o dia e estudar a noite, testemunhando a desistência de vários colegas. Com essas dificuldades conclui o ensino fundamental e faz o ensino médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, concluindo-o no ano de 2001.

No ano de 1998 tem-se registro de um dos acontecimentos mais importantes na sua vida que foi seu ingresso no dia 02.02.1998 no Grupo de Jovens São Pedro - GRUJOSP, inicialmente como componente e depois passou a exercer as funções de 2º secretário, 1º Secretário e, por último, presidente por dois mandatos. O grupo lhe oportunizou grandes alegrias, uma delas foi continuar o ministério da catequese que se estendeu por mais 04 anos.

Outra coisa importante neste período foi a participação no Movimento de Juventude Rural Cristã – MJRC, que foi determinante na sua vida pois a partir desta, iniciou-se um ciclo muito interessante pelo fato dessa organização ter lhe possibilitado conhecer a realidade da juventude rural de todo o nordeste. Foram 05 anos de muitas atividades onde o mesmo chegou a representar o Rio Grande do Norte na coordenação desse movimento, tornando-se em 2005 Coordenador Geral a nível de Nordeste, passando a residir em Recife – PE. Participou em um evento internacional na Alemanha, em um seminário sobre Segurança e soberania Alimentar, Assembléia mundial do MIJARC, intercâmbio conhecendo a realidade da juventude rural da Alemanha e um jubileu de comemoração dos 50 anos do MIJARC. Nestes anos de militância fez trabalhos nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Alagoas e Maranhão, chegando a passar 02 meses conhecendo a realidade dos jovens rurais do estado do Maranhão. Também foi membro fundador da Comissão de Jovens do STTR de Apodi, Secretario e presidente da Capela de São Pedro do Córrego e da Associação dos Mini-produtores de Córrego e Sítios Reunidos – AMPC. Em 2007 volta para Apodi se torna membro da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI. Exerce hoje na COOPAPI a função de Assessor da Base de Serviços de Apoio á comercialização da COOPAPI/MDA/SDT/CTA e é apresentador do programa Cooperativismo em Ação, há 03 anos no ar pela AM/Vale do Apodi. É também soldado de Cristo.

Clébson passou 05 anos sem estudar, no entanto sempre pensou em retomar. No seu regresso a Apodi iniciou sua preparação para enfrentar a concorrência dos vestibulares e em 2008 consegue aprovação no curso de Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, cursando dois períodos. Em seguida prestou vestibular para o curso de Direito na mesma universidade obtendo aprovação, hoje esta cursando o 5º período deste curso, em 2009 casa-se com Maria Jociélia da Silva Tôrres com quem divide tristezas, alegrias, derrotas e vitorias até os dias de hoje.

Um comentário:

Ecielio Morais disse...

Meu caro Clébson, parabéns por acreditar nos sonhos, e vamos que vamos...