terça-feira, 2 de agosto de 2011

Zilma Silva - ex 2ª tesoureira

ANTONIA ZILMA DA SILVA nasceu em 07/09/65, filha de Manoel Pedro da Silva e de Benedita Francisca filha, mora no Sítio Córrego, Apodi/RN, é solteira e Agricultora Familiar.

Aos sete anos de idade saiu de Córrego para morar em Apodi/RN. Em 1979 a passou a residir em Mossoró onde recebeu o incentivo de participação no movimento social. Ela tinha o sonho de voltar a firmar residência na sua terra: Córrego, Apodi/RN. Foi ai que com o incentivo de grupos religiosos de Mossoró participou ativamente do Grupo de Jovem São Pedro - GRUJOSP do Sitio Córrego, no período de 1983 a 1990.

Em 1991 participou da fundação da AMPC juntamente com um grupo de agricultores e a Comissão Pastoral da Terra, CPT, PT, Igreja Católica na pessoa do Padre Theodoro e o movimento sindical.

Em 1995 a mesma juntamente com os agricultores pensando na qualidade de vida dos associados cajucultores e apicultores passaram a discutir a formação dos mesmos e fundaram a Associação Apodiense de Apicultura ASSAAP, no Sítio Retiro.

Em 1995 juntamente com algumas Mulheres de Córrego e comunidade de Retiro, Lagoa do Mato formaram o Grupo de Mulheres Mãos Talentosas.

De 1997 a 2001 exerceu a função de 1ª secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN.

Em 2004 participou da fundação da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável – COOPAPI exercendo o papel de 1ª secretária no primeiro mandato. Ainda em 2004 foi fundadora do Centro Integrado para o Desenvolvimento Rural Sustentável do Alto e Médio Oeste – CEDAS e no período de 2009 e 2010 esteve à frente ao CEDAS como diretora institucional.

Nos anos de 2007 e 2008 participou do Consórcio Social da Juventude Rural através da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Estado do Rio Grande do Norte – FETARN com a missão de orientar os mesmo sobre apicultura básica, cooperativismo, ética e relações humanas.

Ainda em 2008 concorreu às eleições municipais a candidata à vereadora pelo Partido Republicano – PR. Não obteve êxito, mas considera que foi uma experiência muito boa.

Atualmente exerce a função de 2ª Tesoureira, faz parte do Departamento do Orgânico, que trabalha o algodão em consórcio agroecológico, onde é multiplicadora do Projeto Algodão. Na AMPC exerce a função de 1ª Tesoureira.

Nenhum comentário: