segunda-feira, 24 de junho de 2013

Agricultura familiar terá espaço de destaque em Feira Internacional de Alimentação

Produtos da agricultura familiar estarão pela primeira vez em evento para o segmento de produtos naturais e promoção da saúde aberto também ao consumidor final, a Natural Tech 2013 - 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde, de 27 a 30 de junho, em São Paulo. 

O espaço dos empreendimentos da agricultura familiar, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vai se chamar Brasil Orgânico e Sustentável. Com 324 metros quadrados, terá 14 empreendimentos de alimentos e bebidas, nove pela "boutique" Talentos do Brasil Moda, que vai reunir grupos de artesãs e um de artesanato utilitário. Além da área de exposição e comercialização, contará com uma sala para encontro de negócios e espaço de convivência.
O diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (Degrav), da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/MDA), Nilton Pinho de Bem, assinala que o ambiente da feira será de negociação da agricultura familiar com bares, hotéis, restaurantes e redes varejistas. 

Para Nilton, a participação da agricultura familiar na Natural Tech vai ser uma das grandes atrações do evento “pelos produtos diferenciados de todas as regiões do país, a capacidade de atendimento ao mercado, além da estética do espaço, que vai traduzir o Brasil rural contemporâneo”. O grande evento para profissionais também é aberto ao consumidor final e mostrará para ambos os públicos a qualidade dos produtos da agricultura familiar. 
Brasil Orgânico e Sustentável. 

Os 24 empreendimentos da agricultura familiar que estarão na Natural Tech participam do Brasil Orgânico e Sustentável, campanha do governo Federal que tem como foco fortalecer a agricultura familiar por meio do incentivo ao consumo de produtos orgânicos, sustentáveis e saudáveis. 

Trata-se de uma campanha de consumo consciente - voltada, sobretudo, para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Esporte (ME), em parceria com a Agência de Cooperação Alemã – GIZ – e a Associação Brasil Orgânico e Sustentável – Abrasos. 

O evento 
A feira oferece as principais novidades em alimentos, cosméticos, vestuário e terapias complementares. Tem foco na realização dos negócios e no desenvolvimento do setor. Reúne, em 7 mil m² do pavilhão da Bienal do Ibirapuera, os lançamentos de cerca de 140 fabricantes e distribuidores de alimentos funcionais, probióticos, integrais, vegetarianos, diet e light, fitoterápicos, suplementos alimentares, mel e derivados, cosméticos naturais, óleos e essências, tratamentos complementares e equipamentos. 

Paralelamente ao evento, acontece a principal feira de negócios de produtos orgânicos do Brasil, a Bio Brazil Fair/ BioFach América Latina – 9ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. 
Em 2012, a Natural Tech teve - junto com a Bio Brazil Fair - 21 mil visitantes nacionais e internacionais, entre profissionais e consumidores. Um público formado por lojistas, gerentes e compradores de supermercados, clínicas, hospitais e restaurantes, médicos, nutricionistas, terapeutas, chefs, professores e outros.


Palestra 
No dia 27 de junho, às 16 horas, no Auditório principal do evento, será realizada mesa redonda com o tema “Programa de acesso aos produtos orgânicos sustentáveis”, com participação de representantes do MDA, da Itaipú Binacional e da Superintendência da Zona Franca de Manaus. 

Serviço 
NATURAL TECH 2013 – 9ª Feira Internacional de Alimentação Saudável, Produtos Naturais e Saúde 
Data: 27 a 30 de junho 
Horário: de quinta à sábado, das 11h às 20h, e domingo, das 11h às 20h 
Local: Pavilhão da Bienal do Ibirapuera – São Paulo 
Site: www.naturaltech.com.br 
Para o público consumidor, a feira será aberta nos dois últimos dias, 29 e 30 de junho

Nenhum comentário: