quarta-feira, 3 de julho de 2013

Conferência debate a presença das mulheres no desenvolvimento rural do país

Mais de cem representantes de mulheres rurais de todo o País estão em Brasília para debater com o governo federal o fortalecimento das políticas públicas e o papel das trabalhadoras no desenvolvimento rural e sustentável. Elas participam da Conferência Setorial Nacional de Mulheres Rurais, evento preparatório para a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS), que acontece no mês de outubro. 

O resultado dos debates, painéis e trabalhos em grupo fará parte de um documento com dez propostas que serão apresentadas nas conferências regionais e na II Conferência Nacional e integrarão o Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Além de abordar questões para a organização e consolidação do trabalho feminino no campo, nas florestas e nas águas, o encontro pretende servir como instrumento de mobilização para a efetivação da paridade de gênero na Conferência. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) será o primeiro a garantir participação igualitária para homens e mulheres em uma conferência nacional. 

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), Eleonora Menicucci, participaram da mesa de abertura, que contou, também, com a diretora de Políticas para Mulheres Rurais do MDA, Karla Hora. Gilberta Santos Soares, secretária da Mulher e Diversidade Humana da Paraíba, representou os organismos estaduais de políticas para as mulheres. 

A secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, e a representante da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Maria Eliana Lima, representaram a sociedade civil. 

Objetivo 
O ministro Pepe Vargas disse que o objetivo da Conferência Nacional é ouvir toda a diversidade do mundo rural brasileiro, incluindo a contribuição essencial das mulheres para o desenvolvimento rural e solidário. “A mulher é uma protagonista ativa do trabalho rural e não uma mera ajudante. A organização produtiva e o acesso às políticas agrícolas, juntamente com a garantia dos direitos sociais compõem um largo arco de ações que precisam ser fortalecidas e construídas para que as mulheres possam conquistar sua autonomia econômica e social”, afirmou. 

A ministra Eleonora Menecucci citou a importância do MDA atuar coletivamente com as mulheres rurais. Ela disse que a presidenta Dilma Rousseff está ouvindo as manifestações que vêm das ruas e procurado, de forma republicana e democrática, responder as questões que têm sido colocadas. “A Conferência mostra que o governo está trabalhando e dando prosseguimento às suas diretrizes. Este é um importante espaço para o diálogo com a população e uma resposta às demandas dos movimentos sociais das trabalhadoras rurais”. 

A secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, falou sobre a paridade entre homens e mulheres na Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural. “Para nós, a Conferência com esse diferencial da paridade é fundamental para termos, em condição de igualdade, o olhar das mulheres nos espaços de participação política. Mesmo com os avanços nos últimos anos, temos muitos desafios. A agenda das mulheres está na mesa e momentos assim permitem um debate qualificado sobre a situação das trabalhadoras no campo.” 

A Conferência Setorial Nacional de Mulheres Rurais segue até esta quarta-feira, dia 3, no Centro de Eventos e Treinamento (CNTC), na quadra 902 Sul, em Brasília. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas no site da Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais do MDA: portal.mda.gov.br/portal/dpmr/.

Nenhum comentário: