segunda-feira, 21 de maio de 2018

Quintais produtivos promovem integração de culturas em Apodi/RN.








A região da areia do município de Apodi/RN, destaque por ser modelo de organização social tem realizado um trabalho muito interessante de valorização do homem do campo e de resgate de algumas práticas exitosas na Agricultura Familiar, o trabalho em destaque faz parte de um conjunto de iniciativas adotadas pelos próprios agricultores com incentivo da COOPAPI e da Associação dos Mini produtores de Córrego e Sítios Reunidos –AMPC, o trabalho consiste em utilizar seus quintais para produção de alimentos, aproveitado muitas vezes as aguas já utilizadas nas atividades domesticas, seria portanto, reuso dessa agua, a referida iniciativa foi denominada de “Quintais Produtivos “ e neles são produzidos diversas culturas. 

A produção é consumida pela família, garantindo segurança e soberania alimentar e o excedente é comercializado junto a compras governamentais como Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Compra Direta Local e Budega da Agricultura Familiar (cestas orgânicas). 

Em destaque o sistema produtivo do Vice Presidente da COOPAPI Reginaldo Câmara, que ressaltou o seguinte. 

“ É muito gratificante ser parte de uma iniciativa dessa, ao mesmo tempo que estou na gestão da COOPAPI estou cultivando o meu quintal, oportunizando a minha família o consumo de alimento de qualidade e ainda complemento minha renda com a comercialização do excedente, já estamos desenvolvendo algumas receitas à base de alguns itens do quintal, em breve teremos novidades”

Nenhum comentário: