quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Produtor de Córrego cria microaspersor e reduz custos de irrigação.





Durante visita técnica ontem (03/09) aos cooperados da COOPAPI, no Distrito de Córrego, Apodi-RN o Engenheiro Agrônomo Wedson Torres acompanhado de um técnico da empresa Araunah Tech Silva Neto, ao produtor Antônio Francisco Tôrres, Os mesmos encontraram uma confecção rústica elaborada a partir do conhecimento do produtor que os impressionou, trata-se de um micro aspersor confeccionado a partir de materiais simples como fitilho, prego e arame. Em outros casos o produtor utiliza um palito de pirulito, prego e arame. Antonio possui uma área com cajueiro anão precoce em seu quintal produtivo e recentemente implantou uma área de goiaba enxertada com 200 plantas que se encontra em fase de desenvolvimento, Foi justamente se preocupando no caso da irrigação dessa pequena área de goiaba que o produtor inventou a sua criação. 

Ele afirma: “Procurei comprar micro aspersores e não gostei do preço, estavam muito caro, e ainda que os mesmo causam entupimento constantemente durante o uso, logo confeccionei meu próprio aspersor de forma barata e que não causa entupimento”. E conclui ainda dizendo com sorriso estampado no rosto: ”brevemente estarei levando goiaba para a cooperativa para produção de polpa desta área irrigada com meus micro aspersores. 

Enquanto o técnico da empresa Araunah tech afirmava ao produtor o quanto estava impressionado com sua criação e oferecia seu produto ao produtor, o técnico Wedson Torres pede ao filho do produtor que ligasse o sistema de água para poder ver o micro aspersor em funcionamento e comprova a eficiência da criação do produtor. Por fim, Antonio recebeu meio kg de amostra grátis do produto da empresa para utilizar nas suas 200 plantas de goiaba e realizou uma compra do produto  oferecido para utilização em suas área de cajueiro em cultivo de sequeiro e ainda doou dois micro aspersores para o técnico da empresa mostrar sua criação por onde andar.

Nenhum comentário: