segunda-feira, 17 de julho de 2023

Quintais Produtivos Geram Alimentos Saudáveis Para o PNAE em Apodi-RN.








Sabe aquela produção orgânica e sustentável que vem dos quintais das casas para as mesas e para a merenda das escola de Apodi e região? Essa é a estratégia dos quintais produtivos espalhados por todo o município de Apodi na agricultura familiar  que está alimentando cada vez mais famílias como as dos municípios de Apodi e de municípios do Alto oeste potiguar através do PNAE.
Essa produção, em especial das hortaliças, e frutas para produção de polpa está sendo entregue para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município de Apodi e alguns municípios do Alto Oeste Potiguar, fortalecendo a alimentação de centenas de crianças e adolescentes da região. Além de garantir alimentos saudáveis nas escolas, a produção promove a melhoria na renda das famílias cooperadas  da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável-COOPAPI.
O agricultor Francisco Marto de Lima  e Sousa, conta o que mudou na sua vida após o projeto de implantação de  seu quintal produtivo “A minha vida mudou muito e estou muito feliz. Estou produzindo hortaliças e frutas, e vendo toda a minha produção, tanto para o PNAE quanto para a unidade de polpa de fruta da cooperativa que também vende a polpa para o PNAE, quanto também vendo em alguns mercados locais. Aprendi o manejo, condução e o plantio no tempo correto e  consigo  melhorar e potencializar minha renda  por mês vendendo os produtos. 
O Cooperado da COOPAPI  Marto Sousa, comemora  a ligação que possui com a cooperativa em fornecer produtos, assim como outros que também fornece pelo PNAE. O cooperado ressaltou “Produzimos bastante coisa e entregamos para o PNAE, de acordo com o pedido dos nutricionistas de cada escola das DRAEs que a cooperativa fornece. É uma renda a mais na minha vida e na vida de minha família, porque além do nosso consumo próprio, a gente tem a oportunidade de comercializar o excedente”
O blog da COOPAPI foi pessoalmente conhecer o quintal do produtor e constatar o plantio para repassar para a população a origem da merenda escolar advinda dos produtores da COOPAPI. Confira nos vídeos detalhes de nossa visita e aguarde uma nova reportagem em um novo quintal produtivo.




Nenhum comentário: