quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

GARANTIA-SAFRA: AGRICULTORES DO RIO GRANDE DO NORTE TÊM PRAZO ATÉ MARÇO PARA PAGAR INSCRIÇÃO


Os agricultores familiares que se inscreveram no Garantia-Safra devem ficar atentos. Até o mês de março, os produtores devem pagar o boleto bancário para confirmar a adesão ao programa em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica. O Rio Grande do Norte foi dividido em duas regiões. Para a região um, a data limite para pagamento é 16 de fevereiro. Na região dois, o prazo vai até 1º. de março. O valor do boleto é de R$ 5,50.

Caso algum agricultor familiar destas regiões não tenha recebido ainda o boleto bancário, basta procurar o escritório local da extensão rural (Emater) ou a Secretaria Municipal de Agricultura.

Programa

O programa Garantia-Safra, executado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), funciona como seguro de produção, em caso de perda comprovada de mais da metade da produção agrícola, em função da seca ou excesso hídrico.

Segundo a coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas, viver no Semiarido passa, necessariamente, por reconhecer que se vive em uma região com variações climáticas marcantes e cíclicas, o que fragiliza o processo produtivo dos estabelecimentos familiares. “Daí a importância de avançar em sistemas produtivos adaptados às condições locais e, ao mesmo tempo, participar efetivamente das políticas públicas que reconhecem o potencial e as fragilidades da região”, avalia.

Em caso de perdas nas lavouras de milho, feijão, algodão, arroz e mandioca provocadas por seca ou excesso de chuvas, os agricultores familiares inscritos no programa recebem R$ 550, pagos em cinco parcelas. Para que o agricultor familiar acesse o benefício do seguro é necessário que, além dele, o estado e o município assinem o termo de adesão ao Garantia-Safra.

Para 2009, 72 municípios do Rio Grande do Norte aderiram ao seguro com mais de 19 mil agricultores inscritos em todo o estado. No ano passado, foram 14 mil inscritos. Os agricultores que sofreram perdas na lavoura em 2008 devem começar a receber o seguro a partir de março.

Prazos

Região 1: Adesão dos agricultores até 16 de fevereiro de 2009.
Municípios participantes: Assu, Apodi, Areia Branca, Baraúna, Bodó, Caicó, Campo Grande, Caraúbas, Carnaubais, Cel João Pessoa, Cerro Corá, Currais Novos, Doutor Severiano, Felipe Guerra, Florânia, Frutuoso Gomes, Gov, Dix-Sep Rosado, Ipanguaçu, Ipueira, Itaja, Janduis, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Lucrécia, Messias Targino, Mossoró, Parana, Parelhas, Porto do Mangue, Rafael Fernandes, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Francisco do Oeste, São José do Seridó, São Vicente, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Tenente L. Cruz e Tibau.

Região 2: Adesão dos agricultores até 01 de março de 2009.
Municípios participantes: Angico, Barcelona, Bento Fernandes, Bom Jesus, Caiçara do Norte, Caiçara do Rio dos Ventos, Campo Redondo, Cel Ezequiel, Fernando Pedroza, Guamare, Ielmo Marinho, Jaçanã, Japi, João Câmara, Lagoa de Velhos, Lajes Pintadas, Macau, Pedra Preta, Riachuelo, Ruy Barbosa, Santa Maria, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Tomé, Senador Eloi de Souza, Serra de São Bento, Sítio Novo, Tangará e Touros.

Com informações da Ascom Emater/RN

Nenhum comentário: