quinta-feira, 17 de junho de 2010

APODI REALIZARÁ I FESTIVAL DO PESCADO DO OESTE


APODI - A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos realizou encontro no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi (CDL) com o gestor de Piscicultura do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), Renato Gouveia, secretários, coordenadores e assessores da municipalidade para discutir e planejar a realização do I Festival do Pescado da Região Oeste, que acontecerá de 25 a 28 de agosto no município de Apodi.

Segundo o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Eron Costa, a abertura do evento acontecerá no dia 26 de agosto na Casa de Cultura Popular Escritor Walter de Brito Guerra, às 19h. São esperados mais de 150 participantes.

Já no dia 27 de agosto acontece no Balneário de Apodi, às margens da Lagoa, o I Seminário de Piscicultura da Região Oeste e no dia 28, sábado, será realizada uma programação interativa com os presentes.

De acordo com o gestor do Sebrae/RN, Renato Gouveia, será um momento importante para a cultura do pescado.

"Regionalizar a cultura do pescado é fundamental neste momento que passa a produção. Será mostrado neste encontro com os piscicultores a importância da agregação do valor e diversificar a venda do produto fora das instituições governamentais, procurando outros mercados com restaurantes, supermercados, hotéis e pousadas da região já que existe um grande potencial hídrico na região", comentou Renato Gouveia.

O seminário é regional e envolverá piscicultores do Oeste, Médio e Alto Oeste potiguar. O evento terá palestras, curso de agregação de valor ao pescado, seminário, concurso de pesca, nado livre, corridas de canoas e concurso garota do pescado, além de premiação e muito forró para os participantes.

Os consultores do Sebrae José Edgar Gomes Júnior e David Xavier de Souza Góis, do setor de mercado, farão palestras sobre piscicultura em tanques escavados e como se preparar para conquistar o mercado e parques piscícolas.

Encontro busca impulsionar atividade na região

Para o secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa, o encontro será fundamental para a melhoria da produção do pescado e a busca de mais mercado, gerando assim mais emprega e renda ao piscicultor da região.

O município de Apodi é detentor da segunda maior barragem do Rio Grande do Norte, de uma das maiores lagoas do interior potiguar e vários açudes, tem grande potencial na produção de peixe.

O pescado alimento nobre e rico, que permite elevar de forma significativa o nível de nutrição e de saúde da população. Sua importância na alimentação se deve à variedade e concentração de nutrientes, aspecto no qual possui vantagem comparativa em relação a outras fontes de proteína animal. Além disso, os efeitos do consumo na prevenção de várias doenças já foram comprovados.

I Festival do Pescado da Região Oeste será uma realização da Prefeitura Municipal de Apodi e Sebrae/RN, Governo do Estado, Ministério da Pesca, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - Dnocs, Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN).

O público-alvo é formado pelas colônias de pescadores, associações e cooperativas de piscicultores da região de todo o Grande Oeste potiguar.
Fonte: BOCCA LOKA

Nenhum comentário: