terça-feira, 1 de junho de 2010

MDA e Sebrae trabalham para inclusão da Agricultura Familiar no turismo da Copa


O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Guilherme Cassel, assinou nesta segunda-feira, 31, em Porto Alegre (RS), acordo de cooperação entre o ministério, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Ministério do Turismo (Mtur). Através do convênio, o ministério do Desenvolvimento Agrário vai disponibilizar R$ 3 milhões para desenvolver ações conjuntas para identificar, promover e fortalecer a inserção dos produtos da agricultura familiar na atividade turística do Brasil, em especiual durante a Copa do Mundo de 2014. Trata-se do prtojeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.

De acordo com o Sebrae-RS, responsável pela execução do convênio em todo o Brasil com a rede Sebrae nacional, ainda na primeira quinzena de junho será aberto o primeiro edital do projeto. “A agricultura familiar hoje deve ser vista pela sociedade brasileira com outro olhar. É o segmento mais produtivo e diversificado, com presença em cerca de 10% do PIB nacional, 70% do alimento que é consumido no Brasil é produzido pela agricultura familiar, que possui uma grande diversificação na sua produção. Este projeto se insere nesta visão da produção sustentável e da ressignificação da agricultura familiar brasileira”, declarou o ministro Guilherme Cassel na abertura da cerimônia.

O projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. A parceria MDA e Sebrae inclui um conjunto de ações que visa identificar, ordenar, promover e fortalecer a relação entre a agricultura familiar e a atividade turística de forma a oferecer ao turista servi;os e produtos da agricultura familiar focado principalmente nas 12 capitais brasileiras que serão sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Com abrangência nacional e foco nos estabelecimentos freqüentados por turistas durante o mundial da Fifa – hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato - , o programa prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e do mercado potencial para os produtos oriundos da agricultura familiar. “O trabalho em parceria entre o MDA e o Sebrae permite agregar valor ao produto comercilizado, permite qualificação tecnlógica, o que melhora a renda e qualifica o trabalho da agricultura familiar”, expliocu o presidente nacional do Sebrae, Paulo Okamoto, que também participou do lançamento do Programa.

Seleção de empreendimentos

A partir da primeira quinzena de junho começa a seleção de 125 empreendimentos para qualificação dos agricultores, divididos em quatro categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural). O projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e para ofertar produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.

Também serão realizadas ações de qualificação de empreendimentos de Turismo Rural localizados no entorno das cidades-sede da Copa de 2014, para que possam oferecer atividades diversificadas e, assim, atrair o público que assistirá aos jogos do mundial para passeios, hospedagem e refeições.

Conforme explicou o ministro Guilherme Cassel, este projeto aproveita a experiência exitosa de cinco anos do projeto Talentos do Brasil na área de moda, responsável por inserir no mercado da moda e design produtos que hoje participam de feiras de moda internacionais em eventos como o Fashion week de Sáo Paulo, Rio de Janeiro e similares em Paris.

Agricultura familiar gaúcha e brasileira

De acordo com dados do primeiro Censo Agropecuário que incluiu informaçõers da Agricultura Familiar, realizado pelo IBGE em parceria com o MDA, quase 85% das propriedades agrícolas do País são familiares – o que representa mais de 4 milhões – e que ocupam cerca de 70% da mão-de-obra no meio rural. Eles estão concentrados em uma área que representa apenas 24,3% do total destinado à agricultura. Essas estruturas são responsáveis por gerar um valor bruto de produção de R$ 54 bilhões – 40% do total referente à agropecuária. Os dados são relativos a 2006.

No Rio Grande do Sul, um terço da área agriculturável é familiar e o Estado é responsável por 54% do valor bruto de produção do país. Dos estabelecimentos rurais gaúchos, 86% são familiares.
FONTE: MDA

Nenhum comentário: