quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Brasil e Argentina se únem em prol da agricultura

Brasília (1º.9.2010) - Os governos do Brasil e da Argentina estreitaram as relações no setor agropecuário, em especial, na concentração de esforços para abertura de mercados de interesse comum. O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Gerardo Fontelles, e o ministro argentino de Agricultura, Julián Dominguez, firmaram, nesta quarta-feira, 1º de setembro, em Buenos Aires (Argentina), memorando de entendimento para cooperação estratégica. Fontelles representou o ministro Wagner Rossi na cerimônia de lançamento do Plano Estratégico Agroalimentar e Agroindustrial daquele país.

Segundo o secretário, o documento dá partida às ações de cooperação bilateral nos níveis estratégico, técnico e comercial. “O memorando formaliza os entendimentos que começaram em maio, com foco na integração para abertura de novos mercados pelo Mercosul”, ressaltou. Fontelles informou, ainda, que o início dos projetos deve acontecer durante da reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nos dias 21 e 22 de outubro, em Santiago (Chile).

Estão previstas atividades de promoção de produtos para exportação e troca de experiências em tecnologia agrícola, além de posições conjuntas em fóruns regionais e internacionais. O memorando tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a intenção dos dois países.

A ideia dessa aliança estratégica surgiu na última reunião entre os ministros Rossi e Dominguez, há cerca de dois meses, em Brasília. No encontro, Rossi destacou a oportunidade de estabelecer políticas comuns entre as duas nações, com a possibilidade de buscar campos e trabalhos conjunto, em vez de competir. (Eline Santos)

Nenhum comentário: