segunda-feira, 18 de abril de 2011

Talentos do Brasil: El Salvador conhece modelo produtivo do grupo de artesãs paraibanas

Talentos do Brasil: El Salvador conhece modelo produtivo do grupo de artesãs paraibanas

Foto: Antônio David/ Secom-PB

Talentos do Brasil: El Salvador conhece modelo produtivo do grupo de artesãs paraibanas

Representantes do governo brasileiro e salvadorenho visitaram na última quinta-feira (14) o estado da Paraíba para realizar um intercâmbio de experiências entre os países. O objetivo do encontro foi apresentar às artesãs de El Salvador a organização produtiva e as técnicas de bordados do grupo Dois Pontos, um dos 12 integrantes do projeto Talentos do Brasil. O grupo foi escolhido por desenvolver trabalhos de bordado semelhante à técnica utilizada pelas artesãs salvadorenhas.
Com 50 artesãs dos municípios de Alagoa Nova, Ingá, Riachão do Bacamarte, Serra Redonda e Juarez Távora, o grupo Dois Pontos reúne bordadeiras que exercitam sua arte tendo como suporte o linho, o tricoline, o crepe e o algodão. Hoje elas praticam parte desta cultura ancestral das mulheres do Agreste da Paraíba com técnicas como a renda renascença e duas principais técnicas de bordados que deram nome ao grupo: ponto fechado e o labirinto.
Durante a visita, a coordenadora do Talentos do Brasil do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrícia Mendes, destacou que com essa troca de conhecimento será possível estreitar as relações comerciais com os dois países. “O grupo Dois Pontos é um exemplo de sucesso. Todo esse trabalho está sendo realizado para melhorar a qualidade de vida das mulheres artesãs da agricultura familiar”, destaca. A visita é parte da programação do Encontro Nacional do Talentos do Brasil Moda – capacitação e mercado, que aconteceu esta semana e encerra nesta sexta-feira (15).

El Salvador
A missão dos representantes dos país centro-americano se interessa no modelo produtivo do artesanato brasileiro, a forma de gestão e o processo de comercialização. A ideia é aplicar em dez grupos produtivos, que juntos, reúnem o trabalho de cerca de 300 artesãs do meio rural. O bordado colorido com o anil é uma das principais técnicas dos grupos de El Salvador.
Para a representante do Ministério da Agricultura de El Salvador, Reyna Moreyra, o intercâmbio foi uma oportunidade de conhecer bons exemplos de sucesso, como o do grupo da Paraíba, que representa a capacidade da mulher. “Vamos aplicar o modelo produtivo do Brasil no nosso país. Que essa aliança entre o Talentos do Brasil e o Talentos de El Salvador nos una para crescermos e comercializarmos”, avaliou.
A aproximação de El Salvador com o Talentos do Brasil Rural gerou a assinatura de um acordo de cooperação, em agosto de 2010, entre o Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Associação Brasileira de Cooperação (ABC), e o governo daquele país.

Inclusão social e geração de renda
A artesã do grupo Dois Pontos, Ana Glória Santos, 37 anos, foi a responsável pela apresentação do modelo de produção e comercialização do grupo Dois Pontos à missão.  Segundo ela, foram as oficinas de capacitação oferecidas pelo Talentos do Brasil que melhoraram a produção. “O nosso crescimento é o resultado da confiança de todos os parceiros que nos apoiam e acreditam no nosso trabalho”. Segundo a artesã, a Cooperativa das Bordadeiras de Alagoa Nova (Cooban) já está legalizada e há três meses obtiveram a inscrição estadual. “Já temos o nosso primeiro talão de notas ficais em mãos. Estamos prontas para receber mais pedidos e vender para os lojistas”, disse.
Ela explicou que, antes, sem o apoio do projeto, as mulheres desenvolviam apenas o bordado tradicional. Atualmente, a realidade dessas artesãs mudou. “O Talentos do Brasil melhorou a minha vida e de todas as mulheres do grupo no sentido de conhecimento. Antes não conseguíamos acessar o mercado, avançamos na produção e principalmente na geração de renda. Agora, não bordamos apenas caminhos de mesa, criamos várias peças de vestuário agregando o valor do nosso bordado em cada uma delas. Hoje trabalhamos menos e ganhamos mais pelo nosso trabalho”, salientou.
A gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba, Verônica Ribeiro, explicou que o artesanato é uma estratégia de sobrevivência em El Salvador, ou seja, uma forte fonte de renda para mulheres e homens no país. “A ideia do intercâmbio é qualificar o produto das artesãs salvadorenhas. O novo projeto Talentos El Salvador vai levar os nossos estilistas de renome internacional para o país para produzir um produto com valor agregado, com designer, com moda, com decoração. Um modelo produtivo empreendedor”.
“Na minha comunidade são 46 mulheres atuando com peças tingidas com o anil, queremos com esse exemplo, mostrado pela Ana Glória, mudar nossa forma de vida. Enxergamos uma luz no fim do túnel com esse oportunidade de aprender técnicas que apoiam as artesãs do Brasil”, enfatizou a artesã de El Salvador, Delmy Linarez.

Talentos do Brasil
O Talentos do Brasil, criado em 2005, é um importante instrumento de geração de trabalho e renda para artesãs da agricultura familiar por meio do fortalecimento do processo de gestão, promoção e comercialização dos grupos artesanais.
Atualmente, participam cerca de duas mil artesãs e artesãos do meio rural de 12 estados brasileiros. Organizados em 19 cooperativas singulares, juntas, formam a Cooperativa Nacional Marca Única – Cooperunica, com um portfólio de mais de 1.500 produtos. Entre as matérias primas que utilizam estão lã de carneiro, crina de cavalo, cipó, tururi de muaná, couro de peixe, além dos tradicionais bordados e crochês de Minas Gerais e do Piauí.
Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Talentos do Brasil conta com as parcerias do Programa Texbrasil (ABIT e APEXbrasil) e com o apoio da Agência de Cooperação Alemã (GTZ) e do Ministério do Turismo (Mtur). 

Nenhum comentário: