terça-feira, 10 de abril de 2012

Copa 2014: Chamada pública seleciona propostas para o Talentos do Brasil Rural


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), abre processo seletivo para empreendimentos da agricultura familiar interessados em comercializar os seus produtos na Copa do Mundo de 2014.
A chamada pública nº 005/2012 encontra-se disponível no site do Sebrae-RS e da SAF/MDA. Serão selecionados 18 empreendimentos e os resultados serão publicados a partir de 23 de abril.
A chamada pública é direcionada para o eixo produtos do projeto Talentos do Brasil Rural. Serão classificados e selecionados empreendimentos constituídos por agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Norte e Nordeste do país. As propostas selecionadas no processo seletivo passarão por um diagnóstico, receberão uma assistência técnica diferenciada para aperfeiçoamento dos seus produtos (decorativos e utilitários e alimentos e bebidas) e apoio na comercialização da oferta.
Talentos do Brasil Rural
O projeto Talentos do Brasil Rural é uma parceria do MDA, Ministério do Turismo (Mtur) e Sebrae/RS. Juntos, eles estão investindo na iniciativa mais de R$ 3,2 milhões. O objetivo geral do projeto é inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O projeto está estruturado em dois eixos principais: produtos e serviços. O produto da agricultura familiar, com a identificação de seu local de origem, apoia a divulgação do destino turístico. A visita a propriedades rurais permite ao turista conhecer a produção associada ao turismo desenvolvida em determinada região.
Envio das propostas
Os interessados em participar do processo seletivo devem enviar duas cópias da proposta até o dia 16 de abril. A proposta em meio físico deve ser enviada aos cuidados de Vânia Fernandes, Sebrae/RS - Projetos Talentos do Brasil Rural, no endereço Rua Sete de Setembro, 555, CEP: 90010-190 – Porto Alegre (RS). A cópia em meio digital deve ser enviada para o endereço: editaltalentosdobrasilrural@sebrae-rs.com.br, até as 18h da data limite para envio das propostas.
Atuação do Projeto
O projeto vai atuar em duas linhas de ação prioritárias. Uma delas é ofertar produtos da agricultura familiar para o mercado turístico. A segunda é prestar serviços direcionados para o turismo rural nas propriedades da agricultura familiar. Todos com conceitos de sustentabilidade ambiental e social que, associados ao negócio, podem fazer a diferença no mercado.
O foco do Projeto são os mercados de 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Fonte: MDA

Um comentário:

Rosi Torres disse...

Parabéns pela materia clebson, como sempre atualizado. Até a próxima terça-feira. kkk