segunda-feira, 14 de maio de 2012

Mel - Curiosidades e importância para a saúde

As abelhas elaboram o mel a partir do néctar das flores. É depositado na colméia (casa das abelhas) dentro de pequenas células hexagonais que, em conjunto, chamam-se favo. Não são todas as flores que produzem néctar suficiente ou "gostoso" para que as abelhas produzam mel. Esse processo origina os tipos de méis conforme as flores que foram visitadas pelas abelhas, que denominam-se florada.

 Essas floradas diferem em cor, podendo apresentar coloração mais clara (laranjeira, cipó-uva) ou escura (eucalipto, silvestre). Apresentam também diferenças na viscosidade, ou seja, o mel pode variar bastante de forma e cor de acordo com a flor que as abelhas buscaram o néctar.
 O mel, o adoçante universal, melhora o rendimento físico e aumenta a resistência, são excelentes alimentos energéticos, substitui o açúcar, por ser de fácil digestão, são adoçantes naturais e trazem ainda toda a harmonia de um produto natural.

É constituído por vitaminas: B, B1, B2, B5, B6, etc. Sais minerais: fósforo, potássio, magnésio, ferro, etc.

Todos os méis com o passar do tempo cristalizam-se. Vale lembrar que o mel cristalizado mudou apenas sua forma Física e mantém todo seu valor nutricional.

É um alimento completo e nutritivo. Por isso deve ser consumido no dia-a-dia puro ou em Sucos, Vitaminas, Iogurtes, Salada-de-frutas, etc.

Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45º C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Uma das grandes vantagens do mel é que ele se auto-conserva sem a necessidade de conservantes, acidulantes, etc.

Mas tem seus segredos: manter o frasco bem fechado, em local fresco e seco. Após aberto não é necessário colocá-lo na geladeira. Nos frascos de boca larga, nunca introduzir colher ou faca suja, úmida.

Os grandes inimigos do mel são: temperatura elevada e umidade.

.

Nenhum comentário: