domingo, 12 de maio de 2013

Fundação Banco do Brasil e Casa Apis celebram convênios para o desenvolvimento da apicultura no Piauí

Fundação Banco do Brasil e Casa Apis celebram convênios para o desenvolvimento da apicultura no Piauí

Os acordos objetivam o fortalecimento da cadeia produtiva do mel, o desenvolvimento da apicultura migratória  e a transferência de tecnologias para agricultura familiar

Por Claudia Moreira

Em Teresina (PI), na Superintendência do Banco do Brasil, nesta quinta-feira (09), a Casa Apis e a Fundação Banco do Brasil assinam convênios voltados para o apoio ao desenvolvimento da apicultura do Piauí. Os acordos objetivam a realização do projeto de apicultura migratória da Casa Apis; o fortalecimento da cadeia produtiva do mel, por intermédio do funcionamento e viabilidade da base produtiva da Casa Apis; e o desenvolvimento social e apoio à transferência de tecnologias para agricultores familiares do estado do Piauí.
O diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, Éder Melo, representará a instituição, em solenidade que acontecerá durante a reunião do Conselho Consultivo Nacional da Casa Apis. Na oportunidade, o representante da Casa Apis, Antônio Leopoldino Dantas Filho, o Sitonho, apresentará uma retrospectiva dos investimentos sociais que a  Fundação Banco do Brasil e parceiros, desde 2005, realizam na cadeia produtiva do mel. Também na pauta da reunião de trabalho a apresentação da diretoria eleita da Casa Apis e da Cooperativa Mista Industrial dos Produtores do Baixio – COOMIBA, a mais nova cooperativa a integrar a Central. 
Central de cooperativas - Fundada em 2005 com investimento social da Fundação BB e parceiros, a Central  de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro - Casa Apis é uma sociedade cooperativa de responsabilidade limitada, que atua no segmento da produção, industrialização e comercialização de produtos de abelha e derivados. Com sede no município de Picos (PI), atualmente a  Casa Apis é  composta por sete cooperativas do Piauí e  uma do Ceará e abrange 52 municípios nos dois estados, totalizando 960 cooperados.
“Em 2012, ocupamos a 10ª  posição no ranking de exportações do mel brasileiro e o terceiro  lugar nas exportações do mel do Piauí. Durante o ano,  a Casa Apis processou cerca de 160 toneladas de mel e comercializou um mix de 32 produtos”, explica Janete Dias, assessora técnica do empreendimento solidário.
Fonte: fbb.org.br

Nenhum comentário: