sexta-feira, 2 de agosto de 2013

200 Agentes de Leitura de comunidades rurais potiguares participam do 1º Encontro Estadual

Trazendo na bagagem muitas histórias de suas comunidades, entusiasmo e grande expectativa em relação ao Iº Encontro de Agentes de Leitura do Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras do Rio Grande do Norte, 200 Agentes de Leitura participaram, nesta quinta-feira (1º), da abertura do evento. Voluntários, eles são responsáveis por cuidar das mais de 600 bibliotecas rurais do Programa Arca das Letras, implantadas em comunidades do Crédito Fundiário, nos assentamentos, comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e pescadores, de 114 municípios potiguares.

Durante os dois dias, os agentes de leitura vão avaliar o desempenho de suas bibliotecas e discutir estratégias para intensificar as ações de acesso e incentivo à leitura. A ação visa potencializar o uso das bibliotecas como agente na redução do analfabetismo, na melhoria da educação no campo e no apoio ao desenvolvimento cultural das comunidades rurais do RN.

Para o Delegado do MDA no estado, Raimundo Costa, o desafio é ampliar e fortalecer o programa de ação cultural, que chega às comunidades do RN por meio das bibliotecas. “Este programa deve ser o "motor" na perspectiva da superação dos desafios na educação no campo. E os agentes de leitura são personalidades importantes nesse encontro, pois eles é que fazem esse programa acontecer no estado", disse Costa.

Abrindo as atividades do Encontro, agentes de leitura de comunidades de Assu e Mossoró, presentearam os participantes com música e poesia. Na sequência a coordenadora Nacional do Programa Arca das Letras do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Dione Ferreira, falou da satisfação de todos da coordenação Nacional em poder compartilhar conhecimento, experiências exitosas e a cultura regional com os agentes.

O encontro é promovido pela coordenação-geral de Ação Cultural da Secretaria de Reordenamento Agrário SRA/MDA em parceria com a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN (Seara).

Ação transformadora

Morador da comunidade de Jucuri, município de Mossoró, Raimundo Lucas é um bom exemplo de transformação. Preocupado com a educação na comunidade em que vive, Raimundo tornou-se um agente de leitura do Arca das Letras. “Considero-me um idealizador de sonhos. Quando eu saio de casa com um livro, em busca de um leitor, sinto que não apenas cumpro uma responsabilidade, mas um compromisso com a propagação da leitura”, disse Lucas.

Arca das Letras no RN

O Rio Grande do Norte é quarto estado do País com o maior em número de bibliotecas rurais Arca das Letras. Possui 672 Arcas, implantadas em comunidades rurais de 114 municípios. Os agentes de leitura são responsáveis pela gestão das bibliotecas e organização dos acervos formados por aproximadamente cem mil livros, que atendem a 53.841 famílias de agricultores familiares no RN.

Criado em 2003, o programa tem o objetivo de incentivar a leitura no meio rural brasileiro, por meio da implantação de bibliotecas, da formação de agentes de leitura e da distribuição de acervos em comunidades de agricultura familiar, assentamentos, comunidades ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, indígenas e pescadores. Hoje, existem 9.673 bibliotecas implantadas em todo o território nacional.

Serviço

I Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras do Rio Grande do Norte 
Data: 02 de agosto (sexta-feira) 
Hora: de 8h às 17h30 
Local: Auditório A1 do Hotel Parque da Costeira – Av. Sen. Dinarte de Medeiros Mariz, nº 1195, Ponta Negra – Natal (RN).

FOnte: MDA

Nenhum comentário: