segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Deu na Agência Sebrae de Notícias-ASN.

Apicultura ressurge após seca e anima produtores em Apodi

Otimismo é reforçado pela possibilidade de autorização para exportar mel. Serão identificados os grandes compradores e as regras dos principais mercados.
Agência Sebrae
Reginaldo Câmara e o mel potiguar estão prontos para conquistar novos mercadosReginaldo Câmara e o mel potiguar estão prontos para conquistar novos mercados


Apodi - Após perdas significativas decorrentes de sete anos de seca, a apicultura potiguar dá sinais de recuperação, embalada pelas chuvas dentro da média histórica no primeiro semestre de 2019. Uma mostra dessa retomada vem da região de Apodi (Médio Oeste), onde a Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (Coopapi) estima comercializar mais de 10 toneladas de mel até o final deste ano. Isso num cenário em que 80% das colmeias da região foram dizimadas pela estiagem prolongada, segundo estimativas de produtores de Apodi.
E o otimismo não se resume ao reaquecimento comercial. Os pequenos produtores se preparam para novo um novo momento. A Coopapi está prestes a ser a primeira cooperativa de agricultura familiar do Rio Grande do Norte a conseguir, na prática, o Selo de Inspeção Federal (SIF). O anúncio foi feito no estande do Sebrae do Rio Grande do Norte, na última sexta-feira (9), na III Feira Multissetorial do Médio Oeste.
A certificação permitirá à Coopapi, que participou da mostra de negócios como expositora no estande do Sebrae, vender sua marca Mel Potiguar e outros produtos, como castanha de caju, para todos os Estados e para o exterior.
É que o SIF é responsável por assegurar a qualidade de produtos de origem animal para os mercados interno e externo, bem como de produtos importados. Até receber o carimbo do SIF, o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção, cujas ações são orientadas e coordenadas pelo Ministério da Agricultura da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A Coopapi já possui o Registro no SIF e aguarda autorização para funcionamento no seu Entreposto de Mel e Cera de Abelha do Apodi, construído e equipado em 2016, em convênio com a Fundação Banco do Brasil e o Governo do Estado (investimento de quase R$ 800 mil). A unidade receberá inspeção de fiscal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, dia 19 deste mês.

Expectativa

Técnicos finalizam ajustes em entreposto de mel para receber inspeção

Na semana passada, cooperados iniciaram no entreposto os ajustes finais para avaliação, através de ajustes em equipamentos, treinamento da equipe de trabalho no entreposto, entre outros preparativos. Enquanto isso – e confiante na aprovação –, a Coopapi já vislumbra novos horizontes e atua de forma estratégica, segundo o presidente Reginaldo Câmara.
“Estamos avaliando novos parceiros. Temos um bom alinhamento com vários parceiros, e o Sebrae é um parceiro forte, e já iniciamos esse diálogo. O objetivo é buscar novos mercados, identificando principais compradores, regras dos principais mercados, para que a Cooapi consiga atender essas normas não só para o mel, mas para nossos outros produtos, como a castanha de caju e a polpa de fruta”, revela o produtor.
O otimismo maior é com relação ao mel, segundo ele, porque a recuperação da apicultura dos efeitos da seca é bem mais rápida do que a da cajucultura. “Tanto que em 2019 choveu dentro do normal e fizemos um bom trabalho, com parcerias na distribuição de colmeias para reorganizar cadeias e, assim, conseguimos bons resultados já este ano”, conta.
Se continuar a chover com regularidade, as expectativas são as melhores possíveis tanto pelo aumento da produção quanto pelo escoamento para novos mercados. “Hoje, estamos limitados a vender dentro do Estado, em parceria com outras associações e o Idiarn (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN). Mas o selo SIF abrirá novos mercados no Brasil e até parta fora do país”, comemora Reginaldo Câmara.
O reconhecimento do presidente da Coopapi ao suporte do Sebrae se deve ao histórico de parceria entre ambos. O gerente do escritório do Sebrae em Apodi, Franco Marinho, lembra que o Sebrae e a cooperativa sempre caminharam juntos, e cita como exemplo a presença do Sebrae na elaboração do projeto da unidade de processamento do mel e o acompanhamento para obtenção do SIF. E essa parceria, segundo ele, continuará.
“Vamos assessorá-los também no professo de comercialização para o exterior, capacitar os pequenos produtores em normas e processos, e ainda prospectar mercados”, informa Marinho, para quem a certificação da Coopapi beneficiará não só a região Oeste, mas todo o estado, já que a cooperativa será a única do gênero, por enquanto, autorizada a exportar mel. “Beneficiará em especial os associados da cooperativa, mas também toda a cadeia do mel”, observa.

Fonte:
http://www.rn.agenciasebrae.com.br/
http://bit.ly/2Czn16B

Nenhum comentário: