domingo, 10 de outubro de 2010

COOPAPI e AMPC no X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura

A produção e exportação de mel no Rio Grande do Norte tem sido destaque da apicultura nos cenários nacional e internacional. Segundo dados do IBGE, o estado é o 6º maior exportador do Brasil, e o município de Apodi, que fica a 328 km de Natal, é o maior produtor do estado e o 2º no ranking nacional.
Para intensificar a atividade e contribuir para o desenvolvimento do setor, a capital potiguar foi escolhida para sediar no período de 11 a 14 de outubro, o maior evento mundial do segmento de Apicultura - o X Congresso Iberolatinoamericano de Apicultura e a Apiexo 2010, que serão realizados no Centro de Convenções. Nesta edição, o tema principal será “O Meio Ambiente e a Apicultura no Agronegócio”.
O evento será importante para a capacitação dos apicultores potiguares porque irá proporcionar uma série de atividades voltadas para o segmento. São quatro dias com uma extensa programação que inclui Conferências, Mini conferências, Rodada de negócios, Concursos, Feira internacional, Visitas técnicas pós-congresso e Simpósios, reunindo pesquisadores de renome internacional.
O evento contará com a APIEXPO, formada por 135 estandes que vão expor e comercializar desde equipamentos específicos para o segmento apícola a produtos medicinais e cosméticos utilizados na apiterapia e cosmetologia.
Dentro da programação será promovido um concurso que pretende estimular e integrar os grupos presentes. Os participantes podem escolher entre oito categorias: Mel, Artesanato, Fotografia, Rótulo, Livro, Invento, Caravana, Apicultor mais jovem e Apicultor mais antigo. Os jurados do concurso serão membros da comissão científica. Na categoria Mel, a empresa terá que ser certificada, como também serão verificados os parâmetros de qualidade.
A COOPAPI e a AMPC filiadas a UNISOL Brasil participaram do congresso  visando aprimorar os conhecimentos de apicultura e saem amanhã 11/10, as 10:00 horas da sede da COOPAPI . 

Nenhum comentário: