domingo, 18 de agosto de 2019

Fique alerta para riscos de contaminação com polpas de frutas sem Registro no MAPA.






Fotos de uma unidade registrada no MAPA.

Nos dias atuais as polpas de frutas São itens comuns da alimentação daqueles que preferem sucos ao invés de refrigerantes, principalmente em dias quentes onde um suco de polpa congelada ajuda a refrescar. No entanto as polpas de frutas estão  diariamente na mira da fiscalização do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Isso porquê, Atualmente no estado do RN possuem  em torno de 48 empresas que estão regularizadas com o ministério e essas mesmas juntamente com o órgão de fiscalização sempre reforça os riscos de adquirir as polpas caseiras ou de estabelecimentos irregulares. O Mapa sempre reforça o alerta através das Leis, Decretos e Instruções normativas (Decreto 6.871/2009 e IN MAPA 49/2018)  para a atenção dos consumidores na hora da compra de polpa de frutas para que suas escolhas sejam por produtos com registros que tem sua produção fiscalizada e sujeita a condições de higiene e garantia da qualidade do produto.
Em entrevista ao Blog da COOPAPI sobre polpas de frutas de estabelecimento irregulares, os coordenadores da Central de Comercialização da Agricultura Familiar do Estado do RN-CECAFES, Ruberlanio Franco e Fatima Tôrres Frisaram:"Constatemente estamos participando de licitações públicas do Estado e sempre nos deparamos com estabelecimentos irregulares participando do ato licitatório e por nós estarmos regular e gastar para produzir polpa dentro dos padrões de qualidade fiscalizado pelo MAPA, não admitimos a participação de tal participante conosco.
Segundo o ART da unidade de Polpa de Fruta  Registrada TERRA FIRME da COOPAPI, Wedson Tôrres os alertas devem ser emitidos, inclusive em meios de comunicação como esse, para que os órgãos públicos fiquem atentos a não permitirem a participação ou a entrega de polpa de frutas sem Registro nas unidades escolares. E frisou: "O alerta também vale para os consumidores que usam os alimentos em casa, para consumo da família". E Concluiu: "É muito importante que as pessoas adquiram as polpas de frutas de lugares corretos e que intendam que os riscos para quem consome a polpa de fruta que não é produzida seguindo os padrões de qualidade são grandiosos e que uma polpa caseira não tem o mesmo cuidado de uma industrial pois não utilizam das completas praticas de BPFs, pois o local não permite todas as práticas e assim contribuem para contaminações e coliformes fecais, que é um risco para a saúde”. Ainda sobre o tema o Engenheiro Agrônomo relatou o seguinte: "infelizmente muitos aindam acreditam e usam essa justificativa para defender polpa clandestina, que os alimentos congelados estão livres de microorganismos e bactérias no entanto os mesmo podem ficarem latentes e Depois de descongeladas, as polpas contaminadas mantêm os micróbios e problemas como intoxicações estomacais que podem atingir quem consome".
Portanto caro Amigo leitor do Blog da COOPAPI,  não se sujeite  a esse risco comprando polpa Clandestina, busque sempre  verificar se no rótulo no produto consta o Número do Registro no MAPA.

Nenhum comentário: