terça-feira, 19 de maio de 2009

FUNDAÇÃO DA UNICAFES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Foi realizada em Apodi, a assembléia de fundação da União das Cooperativas da Agricultura Família e Economia Solidária do Rio Grande do Norte (UNICAFES/RN). O ato aconteceu no Hotel e Churrascaria Apodi e contou com presenças importantes de várias autoridades ligadas a agricultura familiar do estado e representantes de instituições parceiras do projeto. Os representantes foram: Rosane Gurgel (MDA/PDHC), Deputado Estadual Fernando Mineiro, Manoel Cândido (Presidente da FETARN), Paulo Chacon (Fundação Banco do Brasil), Edmilson Félix (Banco do Nordeste), Eron Costa (Secretaria de Agricultura de Apodi), Conceição Fernandes (Secretaria de Agricultura do RN), Fátima Tôrres (COOPAPI), Genivan Varela (Câmara Municipal de Apodi) e Edílson Neto (Sindicato Trabalhadores Rurais de Apodi). A criação dessa organização aqui no RN é de suma importância, já que o objetivo das UNICAFES estaduais é fazer chegar de forma organizada os recursos e apoios articulados pela UNICAFES NACIONAL.

A UNICAFES é uma organização nacional que atua conjuntamente com as estaduais para defender as demandas das cooperativas da agricultura familiar e tem conseguido atingir algumas finalidades, como: Defender os interesses e reivindicar políticas de apoio ao desenvolvimento do cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária; Articular-se com os movimentos sociais e entidades nacionais e internacionais para defesa conjunta de pautas comuns, como, o marco legal do cooperativismo. O presidente Lula enviou proposta do governo para nova lei das cooperativas (Lei Geral das sociedades cooperativas, e Ato Cooperativo), além de dar apoio no fortalecimento das cooperativas e sistemas cooperativos de agricultura familiar e apoio as associadas para acesso a informações técnicas.

Alguns resultados já foram alcançados pela UNICAFES, dentre eles podemos citar: A liberação de recursos para o fortalecimento e fomento ao cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária, inserção no PPA (Planejamento Pluri Anual) da ação de apoio ao cooperativismo de agricultura familiar e economia solidária. Também foram articulados recursos para apoio a projetos nos estados para implementação de Bases de Serviço Especializadas e operacionais para apoiar as iniciativas das cooperativas de agricultura familiar, visando a expansão e consolidação do cooperativismo, e responder as demandas das associadas de serviços para melhoria na gestão, na comercialização, na produção, no apoio jurídico e contábil.

Na oportunidade foi eleita a diretoria para uma gestão de três anos. A direção ficou composta por delegados representantes de cooperativas. A presidência ficou com Maria Lenilda de Almeida (COOAFAP), O secretário foi Marcos George (COOPTEC-SERIDÓ), a tesouraria ficou com Ruberlânio Franco (CREDOESTE-SOL) e a secretaria de formação ficou com Fátima Tôrres (COOPAPI). As demais cooperativas que compõem a direção da UNICAFES: Terra Livre, COOPERUBA, Carnaúba Viva, CTA, COOPERCAJU, COAPAZ, COOLAGOANOVA, COOPAB, COOPAVALE, COPEC e COOPERVIDA.

Postado por ecijunior às 13:32 0 comentários

Nenhum comentário: