terça-feira, 5 de maio de 2009

GRUPO DE TRABALHO DA REAF DISCUTE TEMAS VOLTADOS À JUVENTUDE RURAL


Promover um espaço de diálogo político para a elaboração de políticas agrícolas para o Mercosul, garantindo a participação da sociedade civil. Esta é a proposta da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (REAF), cujas atividades de 2009 tiveram início hoje (4), em Brasília, com o encontro do primeiro Grupo de Trabalho (GT) da semana, abordando a temática da juventude rural.

Além deste, outros GTs ainda se reunirão em debates preparatórios que irão culminar na XXI Sessão Nacional da REAF, que ocorrerá na sexta-feira (8). O objetivo é definir o posicionamento brasileiro a ser apresentado na XI REAF Mercosul, que será realizada no Paraguai, no mês de junho.

Os participantes do GT de Juventude da REAF puderam conhecer o andamento das ações do Grupo Temático de Juventude Rural do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural
Sustentável (Condraf), criado em novembro de 2008.

De acordo com Raquel Santoro, uma das coordenadoras do Grupo do Condraf, ele é dividido em quatro linhas: Contextualização e Mapeamento das Políticas Públicas, Propostas, Projetos e Programas de Juventude Rural; Contextualização e Mapeamento das Ações do Grupo Temático de Juventude da REAF; Formulação de Diretrizes para compor a Política Nacional de Desenvolvimento Rural no que ser refere às Especificidades e Demandas da Juventude Rural; e Proposição de Estratégias para uma Política de Juventude Rural.

"Em cinco meses de existência do grupo, percebemos a necessidade cada vez maior de fortalecer o diálogo entre governo e sociedade para consolidar o trabalho e torná-lo permanente. Além do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), buscaremos o compromisso de outros ministérios e outras esferas de governo para direcionar suas políticas para o desenvolvimento rural", destacou Raquel.

Integração latinoamericana

O intercâmbio da REAF com o Grupo de Trabalho do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (CLACSO) também foi discutido durante a reunião. "Uma das muitas possibilidades de integração é o desenvolvimento de estudos em conjunto, uma vez que a CLACSO é uma enorme rede que pode nos dar aporte científico e intelectual para o estudo de diversas questões como, por exemplo, o impacto de políticas públicas relativas ao meio rural no Mercosul", lembrou Guilherme Brady, da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial (AIPC) do MDA.

Outras iniciativas apresentadas foram os trabalhos da Reunião Especializada de Juventude do Mercosul. A rede é formada por movimentos e organizações da sociedade civil atuantes no campo da juventude, que buscam a construção do diálogo interinstitucional para garantia de direitos e superação de problemas como a exclusão social dos jovens.

O encontro do GT de Juventude da REAF ainda debateu uma proposta de seminário sobre a caracterização da juventude da agricultura familiar e tratou dos novos módulos do Curso Regional de Formação de Jovens Rurais. O curso, que pretende discutir novos caminhos para a juventude rural na América Latina e propor políticas específicas para esse segmento, já teve dois módulos ministrados, um na Argentina e outro no Rio de Janeiro. O próximo deve acontecer em Assunção, Paraguai.

Nesta terça-feira (5), prosseguirá o ciclo de reuniões preparatórias para a XXI Sessão Nacional da REAF, com o encontro do GT de Gênero, de 9h às 18h.
FONTE: MDA

Um comentário:

Anônimo disse...

nao tem nenhuma noticías da fundação da UNICAFIS?