quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL ASABRASIL na COP 9‏

Povo Lutador do Semiarido

Encontram-se na Argentina (Buenos Aires) no periodo de 21 setembro a 02 de outubro de 2009, participando da COP 9( Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate a Desertificação) uma delegacao da ASABRASIL composta: João Evangelista (membro da CE da ASA pelo RN); José Procópio Lucena (Membro da Coordenação do GTCD da ASA e Ponto Focal estadual SC/RN); Jorge Izidro (membro da Coordenação do GTCD da ASA e Ponto Focal Estadual SC/AL); Rivaneide Almeida (como representação do P1MC, membro do GTCD da ASA e Ponto Focal Estadual SC/PE); Mário Farias (como representante do P1+2, e membro da equipe da DIACONIA); Rodrigo Vaz (membro do GTCD da ASA, Ponto Focal Estadual SC/CE, e membro da Drynet pelo Instituto Sertão do Ceará); Paulo Pedro(como Ponto Focal Nacional da Sociedade Civil / ASA e membro da Coordenação do GTCD da ASA); Wouter(como cooperante do GTCD através da Cooperacao alema DED). Além desta delegacao oficial da ASABRASIL, participam tambem da COP 9 outras pessoa\ organizações ligadas da ASABRASIL , como, João Otávio (Ponto Focal Estadual SC/MA, membro da AMAVIDA da ASA/MA); Sílvio Santana (membro do GTCD da ASA e da Fundação Esquel); Sílvia Picchioni (Membro da Fundação Esquel).

Neste evento Organizado pelas Nações Unidas estarão presentes os Países Signatários impactados pelo fenômeno da desertificação onde 5,1 bilhões de hectares e 1 bilhão de pessoas são atingidos em seis continentes( África, Ásia, Oceania, América do Norte, América do Sul e America Central).

Aconteceu dentro da convencao a primeira conferencia de ciencia e tecnologia para o CD, onde as posicoes dos paises e cientistas sao muito divergentes sobre a relacao entre ciencias e politica, saber academico\ciencia puro versus saber das comunidades tradicionais , tipo de conhecimento produzido e sua finalidade, quem teve participar deste tipo de evento e fazer uso da palabra, …etc.

Dentro da convencao acontece muitos eventos paralelos oficiais e nao oficiais como reunioes de setores, delegacoes, pessoas, intituicoes, articulacoes com diferentes intereses, algums justos e eticos, outros duvidosos e particularistas.

Como voces sabem uma Convencao internacional tem uma dinamica complexa e nos da sociedade civil(ASA) passamos o dia inteiro participando das diversas atividades da programação oficial do Evento e em reunioes paralelas da SC construindo posicionamentos para intervir nos espacos oportunizados.

Na Proxima segunda-feira(28.09.09) a delegacao da ASA estara realizando uma reuniao com a delegacao do governo Brasileiro, incluindo a representacao ofcial do Itamaraty, com a presenca do ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, onde na ocasiao abordaremos as seguintes quesotes: a) Visao do Governo Brasileiro sobre a Convencao; b) Implementacao do PAN- BRASIL( Financiamento, Lei que institui a politica de CD, participacao da SC na Comissao Nacional, Criacao e estrutura da Diretoria de CD, organizacao e objetivo do Encontra Nacional de CD em 2009, Elaboracao dos PAEs

Desde de ontem estamos construindo uma apresentacao que a ASABRASIL fara na próxima terca-feira para as diversas delegacoes presentes na COP 9. Vamos mostrar o que e o semiàrido na nossa visao, historia, concepcao e objetivos da ASABRASIL, apresentaremos as ações do P1MC, P1+2 como estrategias de luta organica do povo lutador do semiarido na construcao de politicas publicas com paticipacao popular na Convivência socioambiental do semiarido , Degradcao das Terras, Combate e Prevencao a Desertificação.

Temos encontrado um pouco de dificultades nos entendimentos , articulacoes e contatos com outras organizacoes da SC em decorrencia da lingua. oficial do evento. A comunicacao menos complicada pra nos brasileiro e no espanhol ,nao ha portugues neste tipo de evento. Na delegacao temos gente que compreende bem o ingles e o español o que tem facilitado nossos contatos.

O clima em Buenos Aires esta variando de 4 a 12 graus. O evento esta sendo realizado no bairro Porto Medeira, ao lado do rio prata.

Estamos trabalhando para cumpri nossa missao na convencao ate quarta-feira(30.09.09), pois, a maioria da delegacao da ASABRASI L viajara para o Brasil entre os dias 30.09.09 e 01.10.09.

A delegacao oficila da ASABRASIL esta hospedada no Telmo Tango Hotel- TELMOTANGO- Chacabuco 679, Buenos Aires- tel 54-11-4361-5808. Este hotel esta localizado no centro antigo de Buenos Aires. Em pleno bairro de SAN TELMO a oito quarterões da Casa Rosada e Praca de Maio.

Diante destas rápidas informações, comprendo que para enfrentar o processo de desertificação é necesario interagir com as convencoes de mudancas climaticas e diversidade biologica, efetivar mais organizacao e luta popular para combate à pobreza, às desigualdades sociais e econômicas, aliado à recuperação, preservação e conservação dos recursos naturais, bem como, a realização da reforma agrária, distribuição de renda e riqueza, democratização do poder e integração dos 03 niveis de governo e das políticas públicas como eixos centrais de combate e prevenção a desertificação e a degradacao das terras.

Saudacoes Ecossocialista

Procopio

(084) 9928-0448\ 3417-1388.

Nenhum comentário: