O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) negocia a possibilidade de comprar leite em pó das cooperativas que vendem leite cru refrigerado no mercado spot por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da mesma forma que ocorreu no segundo semestre de 2008. A idéia é que as cooperativas terceirizem o processo de secagem do leite e, dessa forma, possam vender o leite em pó para o PAA na modalidade compra direta ou se capitalizem na modalidade formação de estoques.
Comercializar leite no mercado spot é a denominação de venda do leite cru refrigerado dentro de caminhão tanque, onde as cooperativas negociam quinzenalmente os preços e os volumes de leite com os compradores. Compradores são normalmente indústrias ou mesmo cooperativas que processam e industrializam o leite e normalmente necessitam de mais leite do que os seus fornecedores são capazes de produzir.
Com esta medida, a intenção é evitar a queda de preço ao produtor. A iniciativa abrangerá, em um primeiro momento, os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, a preocupação dos agricultores não é em vão, afinal, houve uma queda expressiva nos preços pagos ao produtor no mesmo período do ano passado.
A média nacional caiu de R$ 0,76 em junho para R$ 0,59 em dezembro de 2008, o que representou uma diminuição de 22%, tendo sido ainda mais expressiva em alguns Estados como Goiás, por exemplo, onde a queda foi de 27%.
Tendência de queda
Campos explica que é observada uma tendência de volta da queda, já havendo uma redução significativa dos preços desde o final de julho de 2009 nos quatro estados (Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
“Diante disso, o Ministério iniciou uma discussão com cooperativas desses quatro estados para verificar a real necessidade de uma intervenção do governo federal, por meio da compra institucional de leite em pó”, afirma.
O diretor destaca que esta ação está inserida no âmbito da Política Setorial do Leite (PSL) do MDA, que tem como objetivo ampliar e qualificar a participação das famílias agricultoras na cadeia produtiva do leite e derivados. A Política está sendo implementada por meio de ações específicas para cada região do País nas áreas de crédito, seguro de renda, apoio à comercialização, assistência técnica e extensão rural, capacitação de técnicos, agricultores e lideranças, além de ações no mercado internacional.
Comercializar leite no mercado spot é a denominação de venda do leite cru refrigerado dentro de caminhão tanque, onde as cooperativas negociam quinzenalmente os preços e os volumes de leite com os compradores. Compradores são normalmente indústrias ou mesmo cooperativas que processam e industrializam o leite e normalmente necessitam de mais leite do que os seus fornecedores são capazes de produzir.
Com esta medida, a intenção é evitar a queda de preço ao produtor. A iniciativa abrangerá, em um primeiro momento, os estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Segundo o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Arnoldo de Campos, a preocupação dos agricultores não é em vão, afinal, houve uma queda expressiva nos preços pagos ao produtor no mesmo período do ano passado.
A média nacional caiu de R$ 0,76 em junho para R$ 0,59 em dezembro de 2008, o que representou uma diminuição de 22%, tendo sido ainda mais expressiva em alguns Estados como Goiás, por exemplo, onde a queda foi de 27%.
Tendência de queda
Campos explica que é observada uma tendência de volta da queda, já havendo uma redução significativa dos preços desde o final de julho de 2009 nos quatro estados (Goiás, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).
“Diante disso, o Ministério iniciou uma discussão com cooperativas desses quatro estados para verificar a real necessidade de uma intervenção do governo federal, por meio da compra institucional de leite em pó”, afirma.
O diretor destaca que esta ação está inserida no âmbito da Política Setorial do Leite (PSL) do MDA, que tem como objetivo ampliar e qualificar a participação das famílias agricultoras na cadeia produtiva do leite e derivados. A Política está sendo implementada por meio de ações específicas para cada região do País nas áreas de crédito, seguro de renda, apoio à comercialização, assistência técnica e extensão rural, capacitação de técnicos, agricultores e lideranças, além de ações no mercado internacional.
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