sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AGRICULTORES FAMILIARES PARTICIPAM DA 7ª BIOFACH LATINA, EM SÃO PAULO

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), apóia, pelo sétimo ano, a participação de organizações da agricultura familiar na BioFach América Latina. O evento acontece de 28 a 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. No ano passado, os agricultores familiares apoiados pelo Ministério realizaram negócios na ordem de R$ 900 mil.


Entre os critérios utilizados pelo MDA para a seleção dos empreendimentos para a Biofach Latina estão: possuir produtos orgânicos certificados; ser um empreendimento comunitário da agricultura familiar formalizado; atuar ou ter condições de atuar em mercados nacional e internacional, entre outros.

A BioFach Latina é um evento de negócios que reúne produtores familiares, comerciantes nacionais e internacionais, supermercados, restaurantes, chefs, empresários, representantes de órgãos públicos e privados, investidores e empresas comprometidas com os segmentos orgânico e de desenvolvimento sustentável.

Os oito empreendimentos selecionados pelo MDA levam este ano para a feira produtos como vinhos, cachaça, sucos, geléias, doces, conservas, algodão orgânico, entre outros. Participam em 2009 as seguintes organizações: Cachaçaria Weber Haus (RS), Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural/RS), Novocitrus Produção Ecológica (RS), Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco/SC), Remus e Bettinellli (Velho Alambique/RS), Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável (COOPAPI/RN), Cooperativa de Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus/RS) e Vinícola de Cezaro (RS).

O MDA participa, ainda, de três painéis dentro da programação da Conferência BioFach América Latina/ExpoSustentat: Produtos Orgânicos e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); Orgânicos e Agroindústria; e Desafios e Oportunidades de uma Copa do Mundo Sustentável.

ExpoSustentat

Paralelo a BioFach acontece a ExpoSustentat, que promove iniciativas de mercado justo e de desenvolvimento sustentável. Na ExpoSustentat, o MDA estará presente nas salas Andes Amazônia e Caatinga Cerrado, participando do painel: Parcerias entre empresas, agricultura familiar e setor público para um uso sustentável da sociobiodiversidade.

O objetivo do painel é sensibilizar novos empresários para desenvolverem parcerias com agricultores familiares, demonstrar casos reais da possibilidade de negócios sustentáveis e apresentar o papel público no estímulo e dinamização destas parcerias.





Nenhum comentário: