segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PRORROGADAS INSCRIÇÕES PARA BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS

A Coordenação Geral do II Salão Nacional dos Territórios Rurais -Territórios da Cidadania em Foco prorrogou o prazo de inscrição das Boas Práticas Territoriais (BPT) para o dia 30 de outubro de 2009. A chamada é a fase preparatória para o II Salão Nacional dos Territórios Rurais, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) entre 22 e 25 março do próximo ano, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A chamada pública tem o objetivo de selecionar experiências inovadoras que representem a diversidade das tradições, dos saberes, das culturas e das formas de produção no universo das populações do Brasil rural.


O processo seletivo está estruturado em quatro fases: inscrição, validação, seleção e divulgação das BPT. A ficha de inscrição pode ser obtida no sítio do MDA na internet e não há limitação de inscrições por territórios rurais, atualmente 164 em todo o país. Em novembro, a comissão julgadora – composta por especialistas em desenvolvimento territorial e representantes governamentais – divulgará, pela internet, as boas práticas selecionadas, que serão apresentadas durante o II Salão Nacional dos Territórios Rurais.

O critério obrigatório da chamada pública é que as propostas tenham caráter territorial (debatida e considerada pelo colegiado territorial como ação territorial ou como parte da estratégia do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável – PTDRS). Entre os critérios classificatórios, serão considerados o caráter inovador demonstrando nova forma para alcançar o desenvolvimento sustentável do território rural, a demonstração do aspecto multidimensional do desenvolvimento com abordagem territorial e a possibilidade de replicação em outros territórios rurais.

Os temas da chamada pública são Fortalecimento da Gestão Social, Fortalecimento das Redes Sociais de Cooperação, Dinamização Econômica, Articulação de Políticas Públicas, Sustentabilidade Ambiental, Comunicação e Informação, Cultura e Identidade (experiências sócio-culturais que expressem a identidade dos territórios, como cinema, teatro, leitura e espaços de discussão sobre identidades territoriais, entre outros.) e Segurança Alimentar.

O II Salão Nacional dos Territórios Rurais -Territórios da Cidadania em Foco foi lançado no último dia 8, durante o Brasil Rural Contemporâneo - VI Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que se realizou no Rio de Janeiro de 7 a 12 de outubro.

Mais informações pelos telefones (61) 2020-0871 (Vera Azevedo) e 2020-0872 (Vera Bahia) ou pelo endereço eletrônico salaodosterritorios@mda.gov.br. Ou, ainda, no portal do MDA.

Serviço: cronograma do processo seletivo das BPT

Inscrições: prorrogadas até 30 de outubro

Seleção: até 13 de novembro

Divulgação: até 20 de novembro

FONTE: MDA

Nenhum comentário: