segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Edital de Seleção Pública Telecentros.br

ASSOCIAÇÃO DE MINI PRODUTORES DE CÓRREGO – AMPC
Sítio Córrego, Apodi RN 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA  PROGRAMA TELECENTROS.BR
PROGRAMA INCLUSÃO DIGITAL ESTAÇÃO DIGITAL
A Associação de Mini Produtores de Córrego - AMPC, através do Programa Inclusão Digital, está selecionando pessoas para o preenchimento de vagas de bolsista, ofertadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, na modalidade MONITOR DE TELECENTRO, na comunidade de Córrego, Apodi RN.
1- DO BOLSISTA
MONITOR DO TELECENTRO – É a pessoa responsável pelo atendimento ao público no espaço do telecentro, auxiliando e propondo processos que permitam aos freqüentadores fazer uso das tecnologias de informação e comunicação disponíveis de maneira articulada ao desenvolvimento da comunidade.
REQUISITOS: Jovem com idade entre 16 e 29 anos, morador da comunidade na qual o telecentro está instalado, Ensino Médio completo ou estar cursando ensino fundamental ou médio; Dedicação de 6 (seis) horas por dia, ou 30 (trinta) horas semanais, incluídas 2 (duas) horas diárias de participação no curso a distância, durante 12 (doze) meses ininterruptos; Ser brasileiro nato, ou brasileiro naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país.
ATRIBUIÇÕES: Participar de todos os módulos e atividades do curso da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital; Atender ao público por no mínimo, 20 (vinte) horas semanais; promover o uso efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento local em suas múltiplas dimensões; Trabalhar ativamente para que toda a comunidade local independentemente de grupo, filiação partidária ou opção religiosa, idade, escolaridade e outros elementos de diversidade, aproprie-se do espaço do telecentro para seu uso e beneficio; Promover atividades de formação junto aos usuários do telecentro para seu uso e beneficio; Promover atividades de formação junto aos usuários; Incentivar a criação de projetos de desenvolvimento comunitário em diversas dimensões, mediante regras preferencialmente definidas pelo Comitê ou Conselho Local do telecentro, conforme as especificidades locais; Zelar pelo funcionamento do telecentro de acordo com as diretrizes do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR (em anexo); apoiar os usuários na navegação livre e assistida; Zelar pelas boas condições dos equipamentos disponíveis no Telecentro da unidade; Relatar para o gestor ou responsável pelo Telecentro sobre eventuais problemas técnicos (software e hardware) que aconteçam; Elaborar o relatório individual mensal de atividades, de acordo com as orientações da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital; Colaborar com as atividades de avaliação do projeto; Registrar sistematicamente informações no sistema de monitoramento do Programa Telecentros.BR; Cadastrar usuários e manter registro atualizado dos atendimentos realizados; Trabalhar colaborativamente com o gestor, outros monitores e demais atores envolvidos no Telecentro.
CARACTERISTICAS DESEJÁVEIS: Liderança, Capacidade de Comunicação e diálogo; Trajetória de envolvimento participativo na comunidade; Capacidade de mobilização; Afinidade/disposição para lidar com as tecnologias; Capacidade de interpretação de textos.
NÃO PODEM SE CANDIDATAR: Pessoas com até 3º grau de parentesco com os responsáveis pela seleção dos monitores; pessoas com vinculo empregatício.
2 – INSCRIÇÃO
A inscrição será realizada através do preenchimento de uma ficha de inscrição, que estará disponível na unidade do telecentro e também através do web sitio (http://www.coopapi.blogspot.com/). Após o preenchimento a ficha deverá ser impressa, assinada e entregue na Estação Digital Espaço Virtual, no Sítio Córrego, Apodi – RN, CEP 59700-000.
3 – SELEÇÃO
O Processo de seleção dos candidatos à bolsa no Programa Inclusão Digital Estação Digital será coordenado pelo Conselho Gestor da Estação que conta com representantes da Sociedade ligadas aos programas de inclusão digital existentes no município de Apodi.
3.1 – PRIMEIRA ETAPA: Analise dos requisitos obrigatórios dispostos no item 1 (fase eliminatória)
3.2 – SEGUNDA ETAPA: Analise do perfil e experiência listados abaixo (fase classificatória)
CRITÉRIOS FORMA DE VERIFIÇÃO PONTOS
Conhecimento de suas atribuições (Item 1) Ficha de inscrição 4,0
Histórico de atividades de trabalho voluntário Ficha de inscrição 5,0
Tempo de trabalho em telecentros Ficha de inscrição 4,0
Familiaridade com o uso da tecnologia da informação de Software Livre Ficha de inscrição 2,5
Formação extracurricular em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro Ficha de inscrição 2,5
Experiência Profissional em áreas relacionadas ao trabalho a ser desenvolvido no telecentro Ficha de inscrição 2,0
TOTAL 20,0


3.3 TERCEIRA ETAPA: Entrevista com os candidatos melhores classificados onde serão analisados os critérios abaixo (fase final):
CRITÉRIOS PONTOS
Liderança de Comunicação e Diálogo
4,0
Capacidade de mobilização na comunidade
5,0
Interesses convergentes com os projetos
4,0
Capacidade de interpretação de textos
4,0
TOTAL
17,0
4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate na nota final do concurso, terá preferência o candidato que, na ordem a seguir, sucessivamente:
a) obtiver a maior pontuação no item 3.2 Segunda Etapa (fase eliminatória)
b) obtiver a maior pontuação no item 3.3 Terceira Etapa (fase final)
c) persistindo o empate, terá preferência o candidato com a maior idade.
5. VAGAS

MODALIDADE
QUANTIDADE
CARGA-HORÁRIA
VALOR (R$)
Monitor Estação Digital Espaço Virtual
02
30 (trinta) horas
R$ 241,50
Observação: As Bolsas terão duração de 12 (doze) meses, contados a partir da data de contratação que ocorre após a realização de todos os procedimentos burocráticos citados item 7 deste edital.
6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado do presente regulamento será publicado no site da estação digital Areia Branca (http:www.coopapi.blogspot.com) e através de divulgação oficial por parte da Associação dos mini Produtores de Sítios Reunidos - AMPC bem como no endereço da estação digital.
7. CRONOGRAMA
EVENTOS DATAS
Inscrição e entrega das Fichas de Inscrição na Estação Digital. Até 13/11/2010
Analise das fichas de inscrição 15/11/2010
Divulgação e agendamento de entrevista dos classificados 16/11/2010
Entrevistas com candidatos 17/11 /2010
Divulgação do Resultado Final 18/11/2010


8. CANDIDATOS SELECIONADOS
Os candidatos selecionados deverão:
a) Obter inscrição no Cadastro de Pessoa Física, (CPF), caso ainda não possua
b) Comprovar regularidade fiscal de pessoa física
c) Abrir conta corrente pessoal no Banco 001 – Banco do Brasil S/A
d) Cadastrar seu currículo na Plataforma Lattes, disponibilizado no site do CNPq, (www.cnpq.br) e seguindo as orientações nela contidas.
9. DISPOSIÇÕES FINAIS
ü O Bolsista, além de usar o espaço do telecentro, participará do Curso de Formação e Monitores do Telecentros.BR, oferecido pela Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital. O curso incentivará o uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para alavancar transformações sociais na comunidade em que o monitor está inserido;
ü A bolsa concedida pelo CNPq/MCT terá duração de 12 meses e estará vinculada à participação nas atividades do Curso de Formação. Ou seja, só permanecer com a bolsa quem participar da formação, além de realizar as suas tarefas no telecentro;
ü O não cumprimento por parte do candidato das exigências contidas neste regulamento, implicará na desclassificação do mesmo;
ü A falsificação documental implicará na eliminação do candidato desta seleção pública.
Reginaldo Câmara da Costa  - Presidente da Associação de Mini Produtores de Sítios Reunidos - AMPC

Nenhum comentário: