quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diretor da COOPAPI representará Apodi no II Fórum da Internet do Brasil

O II Fórum da Internet no Brasil é um espaço livre de debates e proposições, não tendo caráter deliberativo.Ocorrerá em Olinda de 03 a 05 de julho do corrente ano e está estruturado nos seguintes módulos:
I Abertura
II Trilhas
III Mesas Técnicas
IV Desconferências
V Plenária Final

O Fórum permitirá aos internautas e representantes de entidades apresentar teses para serem consideradas em uma ou mais trilhas. As teses poderão ser enviadas ao e-mail forumdainternet@cgi.br e serão disponibilizadas no site.
ABERTURA

A abertura ocorrerá no primeiro dia do II Fórum da Internet no Brasil, contando com a presença de autoridades e personalidades que serão definidas pelo CGI.
TRILHAS

O II Fórum da Internet no Brasil terá as seguintes trilhas de debates:
GARANTIA DE DIREITOS NA REDE E MARCO CIVIL DA INTERNET
PROPRIEDADE INTELECTUAL NA REDE
BANDA LARGA NO BRASIL E INCLUSÃO DIGITAL: O QUE FAZER?
COMO ESTIMULAR CONTEÚDOS E PLATAFORMAS NACIONAIS NA REDE MUNDIAL
GOVERNANÇA GLOBAL DA INTERNET

DINÂMICA DAS TRILHAS

Cada trilha será iniciada com uma intervenção de 10 minutos para cada representante indicado pelos setores que compõem o CGI.br. Desse modo, cada trilha terá 4 intervenções iniciais. Em seguida, será aberta a palavra para os presentes pelo prazo máximo de 5 minutos. As pessoas poderão se inscrever novamente. A mesa de cada trilha terá um coordenador indicado entre os membros do CGI. A mesa deverá priorizar a entrega da palavra para quem não tiver falado. Cada trilha será acompanhada por 2 relatores que registrarão os debates e produzirão o relatório da trilha, que deverá ser aprovado pelo seu coordenador. Na abertura do segundo período das trilhas, os coordenadores apresentarão as propostas e os consensos retirados na discussão do primeiro período para manifestação dos participantes.

*Os resultados esperados dos trabalhos realizados nas Trilhas*

Espera-se que as trilhas possam reunir as principais reflexões e contribuições sobre o tema em questão, bem como deixar claro os consensos e dissensos existentes entre os debatedores e grupos nele interessados.
MESAS TÉCNICAS

Serão realizadas na manhã do terceiro dia do Fórum. Elas deverão tratar de temas de extrema relevância para o desenvolvimento da Internet no Brasil. Cada mesa terá 3 expositores especializados nos temas. Os temas são os seguintes:

Mesa 1 – OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO IPv6
Mesa 2 – COMO SERÁ A INTERNET DO FUTURO: OS CAMINHOS DA PESQUISA
Mesa 3 – MÉTRICAS E MODELOS DE ANÁLISE DO QUE OCORRE NAS REDES DIGITAIS
Mesa 4 – O NOVO ATIVISMO EM REDE, CIBERGUERRA E SEGURANÇA INFORMACIONAL

As duas primeiras mesas serão simultâneas, assim como as duas últimas.
DESCONFERÊNCIAS

Poderão ser realizadas na manhã do terceiro dia.
Cada desconferência poderá durar uma hora e meia. Elas serão registradas em um painel que estará disponível desde o primeiro dia do Fórum.

Procedimentos da desconferência:

Qualquer pessoa inscrita no Fórum poderá propor uma desconferência.
As propostas deverão ser fixadas em um quadro branco que estará disponível em um espaço definido pela organização do Fórum.
As desconferências ocorrerão nas salas definidas pela organização do Fórum. Dependendo do número de interessados em uma proposta de discussão, em uma sala poderá ocorrer simultaneamente diversas desconferências.
Cada desconferência deverá durar1 hora e 30 minutos, podendo ser continuada, caso exista espaço físico e interesse dos participantes.
As desconferências poderão ser registradas em vídeo pelos seus participantes. A plataforma do Fórum terá um repositório para inserir vídeos e textos das desconferências.

PLENÁRIA

A Plenária final será inciada, em horá a ser definido do terceiro dia do II Fórum, com a leitura prévia contendo informações sobre a participação presencial e online no II Fórum da Internet no Brasil.
Em seguida, serão realizados o relato dos 3 primeiros grupos com 15 minutos de exposição para cada relator. Ao término dos primeiros relatos, serão abertas as inscrições para os membros na Plenária por 1 hora. Cada intervenção não poderá ultrapassar 5 minutos.

Ao término desta primeira etapa da Plenária, será feito um intervalo de 20 minutos.

Na retomada da Plenária, serão lidos os relatórios das 2 trilhas restantes e o processo de discussão seguirá o mesmo processo das primeiras 3 trilhas.
OS RESULTADOS ESPERADOS DA PLENÁRIA

A plenária final visa consolidar e permitir a visualização do conjunto das reflexões sobre a Internet, realizadas em cada trilha, bem como assegurar que os presentes no Fórum possam fazer pronunciamentos gerais que articulem os temas tratados separadamente. Também é objetivo da plenária final garantir que as entidades possam articular manifestações, proposições e recomendações conjuntas que serão lidas para todos os presentes. A plenária não votará nenhum texto.
O professor Caubí Torres representará a Estação Digital Espaço Virtual através do PROJETO MIDEP (Modelo de Inclusão Digital para Empreendimentos Produtivos. 
Mais informações sobre o fórum

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