segunda-feira, 25 de junho de 2012

Morre Padre Pedro Neefs

Há quatro anos, ele estava no abrigo dos padres na Várzea, em Recife, se tratando de um tumor na coluna.
A doença o deixou numa cadeira de rodas desde 2002, mas só foi descoberta mesmo em 2010. O problema se espalhou pelo corpo e, desde 18 de abril, Pedro estava na UTI, embora lúcido. Hoje de manhã ele não resistiu e veio a óbito.

Padre Pedro se tornou referência depois de mudar a atuação da igreja e interferir na política da região Oeste. Na década de 1960, como pároco de Apodi, realizou um trabalho de conscientização que ajudou a derrubar uma oligarquia que dominava a política local havia 140 anos.

Em Campo Grande, antiga Augusto Severo, já na década seguinte, lutou contra os coronéis da época que ainda mantinham os chamados “cabrestos eleitorais”.

Pedro lutou com os agricultores da Serra de João do Vale contra os fazendeiros que estavam tomando suas terras e, por conta disso, por pouco não foi assassinado.

Referência para todos os movimentos sociais e políticos, Padre Pedro lutou para mudar a situação administrativa de Campo Grande ao lado do PT. Foi amigo de Dom Helder Câmara, Leonardo Boff e do ex-presidente Lula. Sua morte deixa todo o médio oeste de luto, sobretudo as duas cidades que o adotaram antes de ser transferido para o Recife pela Igreja.

O corpo de Padre Pedro será sepultado na quarta-feira, 27, às 8h no cemitério municipal de Campo Grande.

Fonte: Jornal de Fato.

Nenhum comentário: