terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Saiba quem é responsável pela hora certa no Brasil


O Observatório Nacional, instalado no Rio de Janeiro, tem a atribuição legal de gerar, distribuir e conservar a hora legal do Brasil e ainda apresentar o país ao Tempo Universal Coordenado, que agrega outros disseminadores de tempo no mundo. O país tem três fusos horários.

Contando com geofísicos, tecnologistas, astrônomos, técnicos em computação e pesquisadores, o observatório mantém a precisão de tempo e freqüência, de acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), junto aos órgãos mundiais de divulgação de hora certa.

“A hora é uma coisa que mexe com a vida de muita gente, principalmente em um país como o Brasil, que tem dimensões continentais. A regulamentação da hora no país é feita por lei. Fazemos a nossa rastreabilidade de acordo com o Inmetro, com exatidão de nanosegundos, por meio de relógios atômicos de Césio e de equipamentos para fornecimento de sincronismo para bolsas de valores e bancos, por exemplo” , disse Ricardo Jose de Carvalho, chefe da Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional.

A referência da hora certa brasileira para as demais regiões do mundo são disponibilizadas no Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), integrado por Estados Unidos, México, Canadá, Panamá, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Guatemala, Jamaica, Uruguai, Paraguai e pelo Brasil. “Cada um desses países tem o seu observatório próprio. Os dados são atualizados mundialmente a cada dez minutos”, afirmou Carvalho

História

Criado por D. Pedro I em 1827, o observatório tem a finalidade de orientar estudos geográficos do território nacional e de ensinar navegação. Com a proclamação da república, em 1889, o Imperial Observatório do Rio de Janeiro passou a se chamar Observatório Nacional.

Em 1913, o presidente da República Hermes da Fonseca determinou os fusos horários do país. Menos de uma década depois, o observatório foi instalado definitivamente no Morro de São Januário, São Cristóvão (RJ). Em maio de 1925, o local chegou a receber a visita de Albert Einstein.

Horário de Verão

A edição de 2008-2009 do horário de verão começou em 19 de outubro e vai até à 0h de 15 de fevereiro de 2009. Os relógios foram adiantados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O principal objetivo da medida é a redução da demanda de energia elétrica durante o horário de pico, por meio do retardo do início da utilização da iluminação pública.

Além do Distrito Federal, o horário de verão abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: