sábado, 7 de março de 2009

AREIA BRANCA REALIZA ENCONTRO DE ESTAÇÕES DIGITAIS DO RN

Desde sexta-feira (06/03), em Areia Branca na Estação Digital acontece o Encontro Estadual das Estações Digitais, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil em parceria com a Organização não Governamental Programando o Futuro e parceiros locais.
A capacitação dos Educadores sociais visa o fortalecimento do Programa de Inclusão Digital da Fundação Banco do Brasil, como também a formação de redes locais. Treinando educadores em conhecimentos básicos de hardware para solucionar eventuais problemas nas estações digitais, como também difundir e fomentar o uso dos softwares livres, e o uso pelos gestores desses espaços do GED- Gerenciador das Estações Digitais software, desenvolvido pra ajudar sobremaneira a gerenciar através do envio de dados para o sistema.
Ao Todo, 16 cidades do Rio Grande do Norte enviaram participantes ao Encontro. São elas as cidades: Apodi, Areia Branca, Caicó, Macaiba, São Rafael, Caraúbas, Ceará-Mirim, Santana do Matos, Serra do Mel, Santa Cruz, Parnamirim e Natal além de Mossoró que estará recebendo em alguns meses a mais nova Estação Digital, do Estado. A parte técnica vai contar com o Educador Adalberto Oliveira de Ceará Mirim, como facilitador que irá ministrar as aulas de hardware e redes lógicas. Da cidade de Pacajus - CE, contamos com participação da articuladora Silvia Maria, responsável pela articulação da rede de inclusão digital do Ceará, que veio para articular a criação, da rede do nosso Estado, pra que depois possa vir interagir com a rede de Estações Digitais do Ceará. O fortalecimento das redes de inclusão visa a troca de experiências pelos diversos atores envolvidos, que busca a solução para problemas como sustentabilidade, conexão e gerenciamento do projeto, que tem como essência maior “incluir socialmente a comunidade através da inclusão digital”, dando a comunidade o acesso ao conhecimento e ao exercício da cidadania, fortalecendo assim, as ações locais, em busca de uma educação de qualidade e melhoria da qualidade de vida das populações excluídas. Por acreditar que o acesso à informação é fundamental para a construção do conhecimento, para a participação em sociedade e para a ampliação de oportunidades de trabalho, a Fundação Banco do Brasil nos presenteia com oportunidades como essa.
O evento tem encerramento previsto para domingo a noite.
O professor Caubí Torres, Educador Social da Mini Estação Digital de Córrego, está representando o município de Apodi no evento.
Fonte:estacaodigitalareiabranca.zip.net

Nenhum comentário: