A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) em parceria com o Ministério do Turismo inicia nesta segunda-feira (1) a Chamada de Seleção de Redes e Empreendimentos da Agricultura Familiar para o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. As inscrições para a seleção vão até 19 de março. A Chamada e o formulário estão disponíveis no site www.mda.gov.
Serão selecionados 24 empreendimentos/redes da agricultura familiar.
O 5º Salão do Turismo será realizado de 26 a 30 de maio de 2010, em São Paulo. Os selecionados irão expor, promover e comercializar seus produtos durante os cinco dias da feira no espaço denominado Mercado da Agricultura Familiar, localizado na Vitrine Brasil do 5º Salão do Turismo.
Entre as exigências para a seleção estão: ser uma rede ou empreendimento da agricultura familiar enquadrado nos critérios de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); atender às exigências fiscais e sanitárias existentes para a circulação de produtos em nível nacional e possuir capacidade de oferta nacional.
Serão priorizados produtos orgânicos certificados (por meio de certificadoras reconhecidas nacional e/ou internacionalmente, ou por Sistemas Participativos de Garantia da Qualidade Orgânica); produtos da Sociobiodiversidade (gerados a partir de recursos da biodiversidade, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e valorização de suas práticas e saberes, e assegurem os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem), entre outros.
Prazos:
Até 19 de março de 2010 – envio de formulário
A partir de 1º de abril de 2010 - divulgação do resultados da Chamada.
Salão do turismo
O Salão do Turismo – Roteiros do Brasil é um evento do Ministério do Turismo (MTur) e lançado como uma estratégia para impulsionar o Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. Trata-se de uma mostra nacional de produtos e serviços turísticos estruturados a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo fundamentado nos princípios e metas do Plano Nacional de Turismo. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa há cinco anos.
Em 2009, a comercialização dos empreendimentos que participaram do Mercado da Agricultura Familiar chegou a R$ 226 mil ao longo dos cinco dias e a expectativa de negócios futuros foi calculada em torno de R$ 1,7 milhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário