terça-feira, 30 de março de 2010

BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA IMPLANTAM CONTROLE PARA ESTOQUES DE ALIMENTOS.

Pela primeira vez o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa de uma reunião dos ministros da Agricultura dos países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). O encontro começou nesta sexta-feira, 26, em Moscou e termina no domingo, 28. Na pauta estão a segurança alimentar, os programas sociais de alimentação e as mudanças climáticas.

Os quatro países estão entre os sete que mais produzem grãos em todo o mundo. Mesmo assim, é grande a preocupação dos BRIC com a segurança alimentar, não só nos próprios territórios, mas em todo o planeta. “Como os estudos da ONU (Organização das Nações Unidas) apontam que será necessário um incremento de 70% na produção de alimentos até 2025, precisamos encontrar soluções para garantir a segurança alimentar. Este é um dos nossos objetivos nesta reunião”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Durante o encontro na capital russa, será elaborado um sistema único para gerenciar os dados sobre produção, estocagem, necessidade de consumo e preços dos alimentos. O sistema servirá para controlar os estoques de grãos nos quatro países e estabelecer um mecanismo de cooperação em casos de emergências, assegurando, assim, a segurança alimentar mundial.

Cassel destacou também que os BRIC estudam medidas para facilitar o comércio entre eles, além de combinarem medidas que protejam a agricultura familiar. A experiência do Brasil nos últimos sete anos, quando uma série de políticas públicas foram criadas pelo Governo Federal para fortalecer a agricultura familiar, foi apresentada pelo ministro brasileiro aos seus colegas.

A Rússia tem especial interesse no Programa de Alimentação Escolar, que destina 30% dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEF) para a compra de produtos da agricultura familiar.

Empresários

Além do encontro com os ministros, Cassel também se reuniu com a Associação Nacional de Café e Chá da Rússia. O ministro pretende estabelecer relações entre as cooperativas brasileiras produtoras de café e os empresários russos interessados no produto brasileiro, incrementando, assim, o comércio entre os dois países. Na reunião, Cassel também sinalizou o interesse do setor leiteiro em realizar negócios com a Rússia.

As questões ambientais estão na pauta do encontro de ministros. Brasil, Rússia, China e Índia compõem, nessa ordem, a maior reserva de água doce do planeta. Encontrar soluções para proteger e gerenciar os mananciais é uma preocupação comum aos quatro países.

Além do encontro geral dos ministros, Cassel também fez reuniões bilaterais com os representantes de cada país. Ele se encontrou com o ministro da Agricultura da China, Han Changfu, com seu colega indiano, Sharad Pawar e com a ministra-anfitriã, Elena Skrynnik.

Fonte: MDA

Nenhum comentário: