quarta-feira, 17 de março de 2010

O que é o MAPA?

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é um ministério do poder executivo do Brasil. A competência deste ministério é formular e implementar as políticas para desenvolvimento do agronegócio, integrando os aspectos de mercado, tecnológicos, organizacionais e ambientais, para o atendimento dos consumidores do país e do exterior, promovendo a segurança alimentar, a geração de renda e emprego, a redução das desigualdades e a inclusão social.

História
A origem do ministério está na criação, por Dom Pedro II, em 28 de julho de 1860, pelo Decreto n° 1067, da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.

Algum tempo após a Proclamação da República, em 1892, a Secretaria foi transformada em Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, pelo Decreto n° 1.142, ficando os assuntos de agricultura responsabilidade da 2 ª Secção da 3ª Diretoria do ministério.

Somente em 1909, pelo decreto n° 7.501, foi recriada a pasta da Agricultura, em um ministério que incorporou as atividades ligadas a Indústria e ao Comércio, sendo designado de Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Em 1930 nova alteração, com a criação do Ministério da Agricultura.

Em 1992 é alterada a denominação para Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária. Em 1996 foi alterado para Ministério da Agricultura e do Abastecimento e finalmente em 2001 recebe a denominação de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário: