Brasília (12.3.2010) - Estratégias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para que a fruticultura brasileira continue ganhando projeção no mercado externo, foram apresentadas na reunião da Câmara Setorial da Fruticultura, nesta sexta-feira (12), em Brasília. O diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do Mapa, Eduardo Sampaio, recomendou a ampliação de parcerias do setor com governos estaduais, câmaras de comércio bilaterais e maior participação em rodadas de negócios e missões comerciais em outros países, na busca de novos mercados.
Sampaio informou que a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) conta com o apoio dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, além da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para promover o comércio de produtos agrícolas no exterior.
Números - O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas e o destaque na pauta de exportações continua sendo o suco de laranja. No mercado mundial, são brasileiras 2,054 milhões de toneladas de frutas, do total de 2,290 milhões comercializadas. Os países da União Europeia são os maiores compradores do produto, sendo 96% do Brasil. (Leilane Alves)
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