segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Comitê gestor debate ampliação do Mais Alimentos em 2011


O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Laudemir Muller, participou na manhã desta quinta-feira (3), em Brasília (DF), da reunião do Comitê Gestor do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre MDA e Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O objetivo foi debater a ampliação do Programa Mais Alimentos em 2011 e estruturar os novos avanços para o alcance em todas as regiões do Brasil. Participaram do encontro o coordenador do Mais Alimentos, Hercílio Matos, e representantes das empresas de máquinas e implementos agrícolas associadas à Anfavea.

Laudemir Müller destacou os desafios enfrentados pelo MDA na construção do Mais Alimentos e falou da importância do trabalho realizado em conjunto com o governo federal e as indústrias para melhorar as ações do Programa. “Nós conseguimos construir no MDA um programa que atende todo o Brasil e, agora, o grande desafio é dar continuidade as suas ações promovendo ainda mais crescimento econômico e distribuição de renda ao agricultor familiar. Rompemos barreiras. Hoje, conseguimos articular com o setor empresarial, o que gerou uma parceria de sucesso que beneficia o agricultor familiar”, afirmou.

Durante a reunião foram debatidas as futuras ações de divulgação e de fomento do Mais Alimentos. Entre as atividades previstas para o início de 2011 estão a retomada das feiras e a realização da primeira Caravana Mais Alimentos.

Para o secretário, o momento é histórico, o Brasil se tornou o País do agronegócio por meio da articulação conjunta do governo federal, com seus programas e políticas públicas, apoio do setor empresarial, para a geração de mais emprego e renda. “O avanço na tecnologia de produtos voltada para o setor agrícola universalizou o Mais Alimentos. Queremos atuar nisso não apenas como uma política social. Nossa meta é incluir os agricultores familiares em uma rota de inclusão produtiva oferecendo um processo amplo e maciço de modernização das propriedades rurais”, disse.

Em dois anos e meio de existência, o Mais Alimentos se tornou um dos grandes responsáveis pela inclusão social. Por conta do Programa, várias empresas estão investindo na engenharia de seus produtos em busca de tecnologia apropriada para a agricultura familiar. Além disso, houve um aumento dos postos de trabalho. O Mais Alimentos responde por 25% dos empregos gerados nas indústrias agrícolas.

Segundo o coordenador do Programa, Hercílio Matos, o Mais Alimentos melhorou a qualidade de vida do agricultor familiar. “O objetivo é fomentar o Programa afim de diminuir as dificuldades apresentadas na operacionalização da linha crédito pelos agentes financeiros e pelos agentes de assistência técnica e extensão rural”. Durante o encontro, o coordenador falou ainda sobre a expansão do Mais Alimentos para países africanos.

O Mais Alimentos

Coordenado pela SAF/MDA o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural. O Programa é uma dos responsáveis pelo impulso nas vendas de tratores, máquinas e implementos agrícolas no País. Os financiamentos são para projetos individuais de até R$ 130 mil e coletivos de até R$ 500 mil, com juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.
Fonte: MDA

Nenhum comentário: