terça-feira, 9 de junho de 2009

PAÍSES LUSÓFONOS CRIAM GT SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E AGRICULTURA


“Os problemas que deverão ser enfrentados neste início do século 21, que são a segurança alimentar, o desenvolvimento ambiental sustentável e um novo modelo energético colocam o rural no centro das questões. Por isso, é fundamental superar os equívocos históricos de colocar o rural em segundo plano e de desconsiderar a relevância econômica da agricultura familiar e dos assentamentos de reforma agrária”.

Com estas palavras, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, deu início à 4ª Reunião de Ministros das Áreas de Agricultura e Segurança Alimentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro foi realizado nesta quinta-feira (4), no Palácio Itamaraty, em Brasília (DF), com a participação de representantes da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil.

O objetivo foi aprovar a Declaração sobre Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP e a Resolução sobre o Programa Telefood. O programa é uma inciativa da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) que visa conscientizar o mundo sobre a problemática da fome e arrecadar fundos para financiar projetos na agropecuária.

Grupo de Trabalho

Entre as iniciativas que compõem a declaração, destaca-se a criação de um grupo de trabalho (GT) sobre segurança alimentar, nutricional e agricultura familiar na CPLP. O GT dará ênfase especial à agricultura familiar e enfocará suas ações no desenvolvimento de redes de proteção social e de programas de alimentação escolar e compras governamentais de alimentos. Também será responsável por incentivar ações públicas de pesquisa e desenvolvimento nesta área.

Esta e as outras propostas que compõem ambos os documentos foram apresentadas pelos países durante o II Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional, realizado entre os dias 02 e 03 de junho de 2009.

Após a aprovação dos documentos, nesta quinta-feira (4), eles serão enviados à consideração do Conselho de Ministros da Comunidade, que se reunirá nos dias 19 e 20 de julho, em Praia, Cabo Verde. O Conselho também designará as instituições que ficarão responsáveis pela execução das ações.
Fonte: MDA

Nenhum comentário: