terça-feira, 2 de junho de 2009

XI REAF: INTEGRANTES DOS PAÍSES-MEMBROS SE REÚNEM DE 1º A 4 DE JUNHO NO PARAGUAI

Começou nesta segunda-feira (1º) em Assunção, no Paraguai, a XI Reunião Especializada de Agricultura Familiar no Mercosul (REAF). O evento prossegue até quinta-feira (4) e contará com a participação do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, entre outros ministros de países que integram a REAF (Argentina, Uruguai, Paraguai).

Um dos principais temas da pauta do encontro é a regulamentação do Fundo para a Agricultura Familiar (FAF). Criado em novembro de 2008 durante a última REAF, o Fundo precisa agora ser regulamentado. Temas como os registros sanitários dos produtos da agricultura familiar e as políticas específicas de cada país que compõe a REAF também serão discutidos. A proposta que for aprovada será encaminhada à próxima reunião do Mercosul.

O funcionamento das cadeias produtivas e a comercialização dos produtos da agricultura familiar entre os países também estarão em debate na reunião do Paraguai. A reforma agrária e as políticas públicas destinadas aos assentados terão destaque no evento, inclusive com uma apresentação da delegação paraguaia sobre esses temas naquele país.

Mudanças climáticas, os impactos na agricultura e os ajustes necessários nos sistemas de seguro agrícola para o produtor familiar serão outros pontos de discussão na XI REAF. Durante a Reunião, será divulgado o resultado da implementação dos primeiros módulos do programa Regional de Formação de Jovens, além de discutido o conteúdo das próximas etapas. Questões como as de gênero e de intercâmbio técnico também constam na pauta da XI REAF.

Veja a programação completa da XI REAF no link:
http://www.reafmercosul.org/pt/secoes-nacionais.asp?cd_secao_nacional=5

Fonte: MDA

Nenhum comentário: