terça-feira, 24 de maio de 2011

Malawi vem conhecer políticas públicas brasileiras para o desenvolvimento rural.


Delegação do Malawi veio ao Brasil conhecer experiências de desenvolvimento rural para aplicar no país africano. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, recebeu na tarde desta segunda-feira (23) representantes do governo interessados em políticas de comercialização e na organização produtiva dos agricultores brasileiros beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A delegação vai conhecer, entre os dias 23 e 27 de maio, três projetos de assentamento financiados pelo programa no Piauí e Ceará.
No encontro, o ministro Afonso Florence, apresentou políticas desenvolvidas pelo MDA que garantem a inclusão social, produtiva e econômica desses agricultores e destacou as ações de cooperação entre o Brasil e países africanos para o combate à pobreza rural. “O Brasil tem desenvolvido nos últimos anos um conjunto de ações de cooperação Sul-Sul para colaborar com o desenvolvimento dos países africanos, tanto para a diminuição da pobreza quanto para o combate à fome que ainda assola o continente.” disse o ministro.
Felix Tukula, chefe da delegação malawiana, afirmou que as experiências brasileiras servem de modelo para seu país. “Temos a oportunidade com essa viagem de aprender com as práticas brasileiras, que são um ótimo exemplo de sucesso. Sabemos que a divisão das terras e a condição de produzir são fundamentais para a diminuição do pobreza.”
Para a Especialista em Agricultura e Desenvolvimento Rural do Banco Mundial, Fátima Amazonas, as iniciativas de acesso ao credito desenvolvidas pelo governo brasileiro são importantes para a redução da pobreza. “A forma como o Governo Brasileiro vem conduzindo as políticas de acesso ao crédito e à terra vem produzindo efeitos bastantes consideráveis na melhoria da qualidade de vida e na renda das populações rurais, aquelas que estão mais dispersas e portanto mais distantes das políticas públicas".
Em 2004, uma comitiva de Malawi veio ao Brasil conhecer o Programa Crédito Fundiário para desenhar e implementar um projeto similar naquele país, com apoio do Banco Mundial. O projeto africano foi preparado, aprovado e encontra-se na fase final de implementação. A próxima fase é organizar a base produtiva e gerar renda aos agricultores beneficiados.
Fonte: MDA 

Nenhum comentário: